Para incentivar o mercado mineiro de publicidade a participar cada vez mais do Prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo, a emissora vai realizar nesta quinta-feira (18) um encontro dos profissionais da área de Belo Horizonte com o premiado diretor de criação da agência paulista DPZ&T, Rafael Urenha. O bate-papo promove a 41ª edição do prêmio, que acontece em São Paulo no segundo semestre deste ano.
 
O evento, que é só para convidados, será às 8h30, na sede da TV Globo, no bairro Caiçara, na região Noroeste da capital.
 
Na edição deste ano estão concorrendo 51 comerciais de todo o país, e apenas uma agência mineira foi selecionada como finalista.
 
De acordo com o gerente de marketing da Globo Minas, Fabricio Sangenetto, o encontro com um profissional de sucesso pode inspirar quem trabalha com publicidade no Estado. “O Profissionais do Ano é o maior evento de reconhecimento publicitário do país, por isso, é importante fomentar a participação dos mineiros. Esse bate-papo será uma troca de ideias com um case de sucesso com quem trabalha com criatividade em Minas Gerais”, afirmou o gerente.
 
Em junho deste ano, o corpo de jurados do concurso, formado por 57 profissionais da área, avaliou mais de mil vídeos inscritos para concorrerem nas três categorias da premiação.
 
Os comerciais foram divididos em: Mercado, que são os vídeos que promovem produtos ou serviços; Campanha, em que concorrem um conjunto de comerciais de produtos ou serviços, feitos por um mesmo anunciante, e que tenham tema e/ou outros elementos em comum; e Institucional, que são filmes ou campanhas de propaganda de causa desprovida de fins lucrativos. A categoria Institucional só concorre na modalidade nacional.
 
Os vencedores serão conhecidos pelo público no segundo semestre de 2019. A data do evento ainda não foi divulgada. Os responsáveis pela criação e direção das peças vencedoras serão premiados com troféus. 
 
Belo Horizonte na Final
 
Realizado anualmente pela Rede Globo, o prêmio Profissionais do Ano engloba comerciais publicitários em âmbito nacional e regional, que tenham sido exibidos na emissora entre os dias 1º de abril de 2018 e 31 de março de 2019. 
 
A agência de Belo Horizonte Filadélfia Comunicação, que é uma das finalistas deste ano, está concorrendo em duas categorias: Institucional (Nacional), com o vídeo “Não Esqueça Mariana”, produzido para o Instituto De Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont (Icad) e Mercado (regional), com o vídeo “Tá Tudo Bem”, para Lafargeholcim Brasil.
 
“É uma honra para nós ser finalista na categoria nacional e, especialmente, com um vídeo que aborda uma questão tão importante, que é a tragédia em Mariana”, disse o diretor executivo de criação da Filadélfia, Dan Zecchinelli.
 
Confira a lista dos finalistas
 
FINALISTAS NACIONAIS

Categoria Institucional

“Desligue o Automático”, da  Tech And Soul para Fundação Bienal de São Paulo

“Educação no Trânsito”, da Gpac Comunicação Integrada para Detran-PR

“Não Esqueça Mariana”, da Filadélfia Comunicação para  Icad - Instituto De Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont

 

Categoria Campanha

“Not For Export”, da  F/Nazca Saatchi & Saatchi para Ambev - Guaraná Antarctica

“Pergunta Lá 2019”, da Talent Marcel para Ipiranga

“Tabus”, da F/Nazca Saatchi & Saatchi para Ambev - Skol

 

Categoria Mercado

“Cegonha” da Mapbbdo para Volkswagen

“Coral” da  Almapbbdo para O Boticário

“I Don’t Want To Miss A Class”, da Talent Marcel para CNA Idiomas

“Maquiagem” da Heads para O Boticário

"Petrobras", da Dpz&T para Petrobras

“Pista De Teste”, da Almapbbdo para Man Latin America (Volkswagen)

“Robô”, da Agência Dpz&T para Itaú Unibanco

“Whopper Em Branco”, da Agência David para Burger King

 

FINALISTAS REGIONAIS

Sudeste Capitais - Campanha

“Neymarketing sem Neymar”, da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas

“Mal-acostumado”, da Y&R para a Vivo

“Revolta dos conteúdos”, da Africa para a Vivo

 

Sudeste Capitais - Mercado

“Motos”, da F/Nazca Saatchi & Saatchi para Raízen Shell

“Vai na Brasileiragem”, da Wieden+Kenedy para Nike

“Caras e Cores”, da David para Faber-Castell

“Perseguição”, da Talent Marcel para Itubaína

“Medo”, da Ogilvy para Nestlé

 

Norte-Nordeste - Campanha

 “Para um Mundo que Mudou, Mas Ainda Precisa Mudar”, da EBM Quintto para Colégio Nova Dimensão

“Master – Esteja Preparado”, da Delantero para Colégio Master

“Par Perfeito Palato”, da EMX Consultoria para Palato Supermercado

 

Norte-Nordeste - Mercado

“Ponto”, da MartPet Comunicação para BPE Produções e Eventos

“Ventríloco”, da Propeg para Halitus Comércio e Produtos e Higiene Pessoal

“Responsabilidade Social”, da Agência Um Comunicação para Uninassau

“Tudo Passa”, da Ampla Comunicação para Mari Louças Sanitárias

“Corrida Alto das Dunas – Estátua”, da Delantero para Alto das Dunas

 

Leste-Oeste - Campanha

“App do cliente”, da AMP Propaganda para Unimed Goiânia

“Bambuí Meio Ambiente”, da Jordão Publicidade para Bambuí

 

Leste-Oeste Mercado

“Namorados”, da FCS Comunicação para Unimed Cuiabá

“Cancermade”, da Jordão Publicidade para Drogaria Vieira Valesi

“Santa Lucia 2018”, da Cafeína Comunicação para Santa Lucia

“Tá Tudo Bem”, da Filadélfia Comunicação para Lafargeholcim Brasil

“Desperdício”, da Renca para Puríssima

 

Sul - Campanha

“Vizinhança Sicredi”, da Morya para Central Sicredi Sul/Sudeste

“99 Move Curitiba”, da Imam Publicidade e Propaganda para 99

“Não Adianta Entregar de Qualquer Jeito”, da Master para Copel Telecomunicações

 

Sul - Mercado

“Amizade”, da OpusMúltipla para Unimed Londrina

“Sonhos Reais”, da Mirum Agency para Unicesumar

“Atleta”, da Morya para Global Distribuição

“Seu Vinho, Suas Regras”, da Escala City para Ibravin

“Velhos Amigos”, da Master para Prefeitura Municipal de Curitiba

 

Sudeste Interior - Campanha

“Unimed Anjos”, da NucleoTCM para Unimed Sorocaba

“Venha para o Jogo”, da Home Mídia Propaganda para Universidade de Marília

 

Sudeste Interior - Mercado

“Conto de Fadas- Rapunzel”, de Draftz para Unimed Araçatuba

“O Natal que a Gente Faz”, da Publicem para Lojas CEM

“Família Solito”, da Arpejo Publicidade para Solito Alimentos

“Fila”, da Rebeca Come Terra para Corpore Araçatuba