Como se não bastassem as despesas extras do início do ano, algumas pessoas foram surpreendidas nos últimos meses com o valor da fatura de água. Relatos de leitores do portal O TEMPO e ouvintes da rádio Super 91,7 FM mostram alterações de até quatro vezes mais no preço da conta da Copasa. Alguns consumidores de Belo Horizonte ainda reclamam que a companhia não estaria fazendo a leitura mensal dos hidrômetros. 

O bartender Douglas Roberto mora em um condomínio com oito apartamentos no bairro Jardim Guanabara, na região Norte da capital mineira. Segundo ele, o valor médio da tarifa única do prédio é em torno de R$ 450,00. “Nossas contas dos últimos 15 meses não ultrapassaram R$ 600,00, isto quando todos os apartamentos estavam ocupados. Neste mês, veio R$ 1.290,00, justamente quando estamos com dois apartamentos praticamente vazios,” contou.

Na casa da operadora de caixa Ludmila Coura, moradora do bairro Xodó Marize, também na região Norte de BH, o preço das últimas faturas tem deixado todos assustados. “Em novembro do ano passado veio R$ 450,00. A gente tomou um susto porque não tinha condições de pagar. Mas, juntamos todos aqui em casa e pagamos. Em dezembro, veio o valor normal (cerca de R$ 90). Mas, em janeiro chegou uma conta de R$ 698,00. Não temos condições de pagar esses valores,” enfatizou. 

Ludmila afirma que a leitura do aparelho que mede o consumo de água nos imóveis não está sendo feita corretamente em sua residência. “Acho um absurdo. Sei disso porque meu hidrômetro está fechado, então eles precisam bater a campainha para a gente abrir e então fazerem a leitura. Faz uma semana que eu estou vigiando para ver se estão vindo. Até coloquei um papel pedindo para bater a campainha, mas até hoje ninguém apareceu.”

Questionada se chegou a procurar a companhia, Ludmila respondeu que sim, mas que não obteve o retorno desejado. “Fui à Copasa, eles não conseguiram me ajudar e pediram para eu procurar a agência novamente na quinta-feira da semana que vem. O problema é que já me disseram que a próxima fatura também deve vir com esse preço nas alturas,” revelou.

Um consumidor do bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de BH, também relatou para a reportagem que o leiturista nem sempre passa em sua residência para conferir o hidrômetro. “Visivelmente, eles fazem uma média do consumo. Sempre tem gente na minha casa e é seguro afirmar que não fazem as aferições mensais. Assim, o valor da conta oscila muito, mesmo tendo certeza que não tenho picos de consumo, nem reduções drásticas de gastos de água”.  

O consumidor contou sobre o drama deste mês. “O leiturista foi lá em casa dia 15 (de fevereiro) e deixou uma conta de R$ 1.171, valor quatro a cinco vezes maior do que a média da conta que pago mensalmente. Chamei um encanador lá em casa hoje (17) para ver se tinha algum vazamento. E não foi encontrado nada de errado. Com tudo desligado (torneiras, máquina de lavar, chuveiro etc), o relógio não rodou. O que descarta chances de vazamento”, explicou. 

O morador do Padre Eustáquio disse ainda que entrou em contato com a Copasa para pedir a correção do erro no valor da conta, mas só conseguiu com o atendimento eletrônico do WhatsApp. “Não dá para saber se eles estão verificando o erro.  A mensagem que chega é: ‘já existe uma demanda em aberto para este serviço’. A conta errada vence dia 8 de março. Se não pagar, ainda corro risco de cortarem a água. Nisso, são eficientes”, desabafou. 

“Nem se eu tivesse uma piscina gigante gastaria tanta água assim”

A empresária, Rosemeire Rodrigues, que mora no bairro Floramar, também na região Norte de Belo Horizonte, destacou que a fatura da casa dela é na faixa de R$ 80,00. Mas, ela foi surpreendida pela conta de janeiro, que veio R$ 40,00, abaixo do normal. Porém, a surpresa maior viria em fevereiro, quando a fatura chegou constando R$ 900,00. “Uma casa com três pessoas receber uma conta de mais de R$ 900, constando que consumimos 50 mil litros de água? Nem se eu tivesse uma piscina gigante gastaria tanta água assim,” evidenciou.

Rosemeire também disse que entrou em contato com a companhia para reclamar. “Procuramos a Copasa e não tivemos solução alguma porque ela não atende sem agendar, e o agendamento está suspenso até o fim do Carnaval.  Agora a gente vai tentar um agendamento depois do Carnaval. Mas, não sei se vamos conseguir,” revelou. 

Grupo no Facebook 

O grupo do Facebook, Amigos do bairro Floramar /Jardim Guanabara -Anos 80,90,2000, conta com mais de 20 mil membros. Uma publicação de uma usuária reclamando que a conta de água veio com valor triplicado repercutiu no último dia 15. A postagem conta com mais de 60 comentários, a maioria com denúncias de preços abusivos e de ausência de leitura dos hidrômetros. Há relatos de moradores dos bairros São Bernardo, Suzana, Tupi, dentre outros. 

O que diz a Copasa

A reportagem procurou a Copasa questionando se a companhia havia constatado essas alterações nas faturas recentemente, e se em caso positivo, por que isso estaria ocorrendo. Também fez as mesmas perguntas só que em relação aos relatos de consumidores que não estariam recebendo as contas. Os questionamentos não foram respondidos. 

Sobre como é feita a leitura dos hidrômetros, a Copasa afirmou que “são realizadas conforme calendário de faturamento, preferencialmente em dias úteis e horário comercial, mediante verificação mensal em cada imóvel da leitura atual, comparando-a com a leitura do mês anterior.” 

Já a respeito de quais atitudes os consumidores devem tomar caso percebam aumentos indevidos nas faturas, a companhia afirmou que “cada caso tem que ser analisado separadamente.”

A Copasa também recomendou que as pessoas entrem em contato por meio de um dos canais de relacionamento, informando o endereço completo ou os dados da conta de água, como matrícula ou identificador de usuário. 

Os canais de relacionamento com o cliente são: Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115; Agência Virtual no site www.copasa.com.br; ou pelo aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android. A companhia ainda disse que as ocorrências também podem ser registradas pela WebChat no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, ambos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Veja nota da Copasa na íntegra 

A Copasa informa que as alterações nos valores das contas de água podem ser ocasionadas por diversos fatores, como vazamento nas instalações hidráulicas do imóvel, aumento do número de moradores, suspensão da tarifa social, por exemplo. 

A Companhia reforça que as leituras dos hidrômetros são realizadas conforme calendário de faturamento, preferencialmente em dias úteis e horário comercial, mediante verificação mensal em cada imóvel da leitura atual, comparando-a com a leitura do mês anterior.  

Para situações de alteração de consumo e não recebimento de fatura, em que cada caso tem que ser analisado separadamente, A Copasa recomenda entrar em contato por meio de um dos canais de relacionamento, informando o endereço completo ou os dados da conta de água, como matrícula ou identificador de usuário. Os canais de relacionamento com o cliente são: Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115; Agência Virtual no site www.copasa.com.br; ou pelo aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android. As ocorrências também podem ser registradas pela WebChat no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, ambos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.