No supermercado

Nestlé lança ‘Leite Moça’ econômico e consumidores criticam. Entenda diferença

Em vez de leite condensado, nova linha apresenta mistura láctea condensada

Ter, 17/05/22 - 12h13
Nestlé justifica que embalagens são diferentes e que deixa claro que novo produto é mistura láctea | Foto: Reprodução / Twitter

O lançamento de uma versão mais econômica do Leite Moça, da Nestlé, tornou-se assunto nas redes sociais devido à semelhança da novidade com a embalagem do leite condensado tradicional. Mas, em vez de leite condensado, o novo produto é uma “mistura láctea condensada”, que leva soro de leite e amido, o que torna a produção mais barata. 

A opção, batizada como Moça Pra Toda a Família, “é uma alternativa ao leite condensado com menor desembolso para as famílias brasileiras que querem continuar preparando suas receitas sem abrir mão da segurança do resultado e da qualidade Nestlé”, segundo nota divulgada pela empresa. 

O Leite Moça tradicional continua nas prateleiras dos supermercados. Consumidores, porém, notaram como é fácil confundir as duas opções, já que a apresentação das duas é parecida e traz, inclusive, a tradicional ilustração da mulher carregando um balde. Já a Nestlé justifica que a nova caixa é a única que traz a ilustração de pudim, por exemplo. 

Alguns consumidores também compararam a estratégia da Moça à “reduflação”, quando marcas diminuem o tamanho das embalagens, mas mantêm o preço dos produtos, como forma de reduzir custos e disfarçar a inflação. A prática é permitida pela lei, desde que as marcas mantenham o aviso sobre a redução durante três meses. 

A marca disponibilizou uma série de receitas para utilizar o produto, como pudim na panela de pressão, contudo alguns consumidores ainda se mostraram céticos. Confira reações: 

 

 

'Genéricos'? Novo Leite Moça se junta a polêmicas sobre McPicanha e Del Valle Fresh

A mudança é mais uma em uma série de polêmicas envolvendo ingredientes de marcas famosas nas últimas semanas, como o McPicanha sem picanha, do McDonalds, o Whopper Costela sem costela, do Burger King, e o Del Valle Fresh, da Coca-Cola, que não é anunciado como suco, e sim como “alimento sabor laranja”. 

Além da "mistura láctea condensada” da Nestlé, a marca também lançou uma “mistura de creme de leite” e, apesar de consumidores reclamarem da semelhança da embalagem com o creme de leite tradicional, argumenta que fez uma série de mudanças. “Na embalagem do produto consta o logo ‘Nestlé Creme de Leite desde 1935’ - em tamanho reduzido em relação aos outros itens da linha - e o termo ‘Mistura de Creme de Leite’ é reforçado em área de destaque no rótulo. Assim como uma tag de ‘Novo’, para informar ao consumidor que se trata de um novo produto”, diz, em nota.  

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