Folia

Ocupação em hotéis de BH pode chegar a 80% no Carnaval de 2020

Estabelecimentos dentro da Contorno já têm 70% dos quartos reservados. Expectativa do setor é faturar cerca de R$ 22 milhões com a folia de BH

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 14 de janeiro de 2020 | 20:19
 
 
Carnaval

O setor hoteleiro espera ocupação média de 80% dos leitos em Belo Horizonte em 2020, com crescimento entre 10% e 15% em relação ao que foi observado no mercado da capital no ano passado, quando a média foi de 65%.

A perspectiva está amparada nos números atuais apresentados nesta terça-feira (14), pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindhorb).

A entidade aponta que cerca de 70% dos quartos em hotéis dentro da avenida do Contorno, com diárias de até R$ 200, já estão reservados para o feriado. Até o início de fevereiro, o setor espera que esse percentual chegue a 100%.

Hotéis classificados, que são aqueles que têm entre três e cinco estrelas e oferecem hospedagem por valores entre R$ 200 e R$ 1.000, contam com cerca de 55% de reservas feitas por foliões.

Considerando o número apresentado pelo Sindhorb, de 4,5 milhões de foliões na capital, o feriado deve injetar entre R$ 1,8 bilhão e R$ 2,7 bilhões na economia de BH.

Se a expectativa de ocupação se confirmar, os hotéis devem ter cerca de R$ 22 milhões de faturamento só nos cinco dias de Carnaval na capital. 

Contudo, outro levantamento, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (ABIH-MG), apresenta números ainda mais otimistas.

A entidade espera receber, assim como informações preliminares dos órgãos públicos, cerca de 5 milhões de foliões.

A expectativa da associação é de que o crescimento faça com que a taxa de ocupação, que fora de 66,82% no ano passado, alcance os 80% no Centro e Centro-Sul de BH neste ano.

Para outras regiões, a perspectiva é de 58% de ocupação durante o Carnaval. BH tem 220 hotéis, dos quais 150 devem ser ocupados durante o feriado, segundo o Sindhorb. Na região metropolitana, há 400 estabelecimentos, que oferecem, no total, 30 mil leitos.

“O Carnaval é um sucesso absoluto. A taxa de ocupação, principalmente no mês de janeiro, alcançou patamares que nunca tivemos na cidade. A hotelaria está preparada e muito satisfeita”, afirma Paulo Cesar Pedrosa, presidente do Sindhorb.

O presidente da Abih-MG, Guilherme Sanson, acredita que o preço médio da hospedagem em BH precisa aumentar para que a operação de hotéis seja sustentável. 

“Corresponde (a tarifa na capital) aos valores que, no Brasil, praticava-se em 2012. Os hotéis têm que subir a diária média para pagar suas contas, temos quase oito anos de defasagem em BH. Uma diária média de R$ 226 está bem longe de outras capitais”, diz.

Criatividade para atrair cliente

Com grande parte dos blocos e atrações do Carnaval belohorizontino concentrados no Centro, hotéis que estão fora da região apostam em atrativos especiais para angariar clientela durante o feriado.

Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih-MG), a ocupação fora da região Central deve chegar a 58%.

Com maquiadora disponível para hóspedes, café da manhã estendido até as 11h, cortejo próprio dentro do hotel e até um “kit ressaca”, que dentre outras coisas oferece remédios para curar os males da bebedeira, o IntercityBH Expo é um dos que aposta em diferenciais para atrair público.

Localizado no bairro da Gameleira, o hotel espera crescer até 30% neste ano durante o feriado, alcançando ocupação de 70% em seus leitos.

“Cada dia mais a hotelaria tem que se preocupar com a experiência do visitante, e o carnaval de BH está se tornando uma referência nacional”, explica o diretor do hotel, Rodrigo Cançado.

De acordo com ele, 54% dos foliões costumam vir do interior de Minas, 16% de São Paulo e 26% de outros estados.

Compartilhado

Procurada pela reportagem, a plataforma Airbnb informou que ainda não tem dados sobre reservas para o Carnaval em BH, mas afirma que “fará uma grande ação nesse ano com foco em experiências” para atrair consumidores. O conteúdo da iniciativa deve ser divulgado nos próximos dias.