Eleições 2022

'A CPI não foi um circo', rebate Soraya Thronicke sobre fala de Bolsonaro

Ex-apoiadora do presidente, candidata do União Brasil afirmou que colegiado, do qual participou, cumpriu seu papel

Por Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2022 | 10:28
 
 
Soraya Thronicke, candidata do União Brasil, à Presidência, defendeu a CPI da Pandemia Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A candidata do União Brasil à Presidência da República, Soraya Thronicke, irritou-se com as críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) à CPI da Pandemia, da qual participou. Soraya, que foi eleita em 2018 com apoio a Bolsonaro e rompeu com ele justamente durante a CPI, contestou a declaração do chefe do Executivo de que o colegiado foi um "circo". As declarações de Jair Bolsonaro foram dadas em sabatina no Jornal Nacional.

"A CPI da Covid-19 não foi um circo, como disse Jair Bolsonaro no Jornal Nacional. Fiz parte do grupo de parlamentares que investigou ações do governo federal e dos Estados na pandemia. Apuramos a vrrdade dos fatos, a negligência e o negacionismo. Cumpri o meu dever", disse a candidata do União Brasil.

No Jornal Nacional, Bolsonaro defendeu sua postura durante o momento mais agudo da crise de saúde pública, voltou a criticar as medidas de isolamento social e defender o tratamento precoce. Ele foi questionado sobre a ocasião em que imitou pessoas com falta de ar e evitou desculpar-se ou se dizer arrependido. O presidente enfatizou, por diversas vezes, que seu governo foi responsável pela compra de praticamente todas as vacinas disponíveis no Brasil, apesar de suas críticas ao imunizante.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.