Eleições 2022

Apoiadores de Bolsonaro reagem a sabatina na TV

Eleitores do presidente assistiram transmissão em um telão no QG do Bolsonaro, recém inaugurado em BH

Por Da Redação
Publicado em 22 de agosto de 2022 | 22:49
 
 
QG do Bolsonaro durante transmissão da sabatina realizada pela TV Globo Foto: Flávio Tavares/O TEMPO

Apoiadores e eleitores do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) assistiram a sabatina do presidenciável realizada pela TV Globo na noite desta segunda-feira (22) em um telão montado na capital mineira. O espaço, que ganhou o nome de "QG do Bolsonaro", foi inaugurado também nesta segunda-feira em um local que abrigava um posto de combustível e que se tornou base de campanha para o candidato a deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o candidato a deputado estadual Bruno Engler (PL). 

O cerimonial do evento disse que o público presente iria passar por uma situação ruim que seria assistir a TV Globo. O inusitado é que, além de dar audiência para a emissora para acompanhar a entrevista, o espaço transmitiu a parte final da novela. O público gritou palavras de ordem como "Globo Lixo". Para eles, a emissora estendeu a novela para garantir audiência que esperava a entrevista.

Apoiadores, em uma espécie de arquibancada de estádio de futebol, vaiaram a emissora, o âncora, e gritavam em apoio ao Bolsonaro, a depender das falas durante a entrevista.

Quando o presidente falava, os apoiadores que assistiam à entrevista no "QG do Bolsonaro" permaneciam em silêncio, mas vaiaram o âncora da TV Globo William Bonner principalmente quando o jornalista elogiou o sistema eleitoral brasileiro. 

Diante disso, as frases de impacto de Bolsonaro eram bem recebidas pelo público, o ao contrário acontecia quando o presidente era retrucado por causa de seu discurso nas respostas. Cada resposta bem vista pelo público era comemorado como se fosse um gol de algum clube de futebol. Entretanto, os fatos narrados ao longo das perguntas eram desacreditados pelos presentes, como nas informações sobre o combate a pandemia da Covid-19 e ao desmatamento na floresta amazônica. 

Ronicia Abreu, uma das pessoas presentes no local assistiu a transmissão e saiu contente. "Achei o presidente fácil de entender e falou o que deu para fazer", destacando que acredita na eficiência das ações do governo ao longo do combate a pandemia do novo coronavirus.

As necessidades de trocar o tema da entrevista para abordar diversos pontos eram vistas como vitórias de Bolsonaro pelos eleitores e não como oportunidade de explorar pautas para o debate político e futuras medidas para o avanço do país. A apreensão do público ficou aparente quando foram abordadas questões sobre escolhas de ministros da educação. 

Apesar das palavras contra a emissora durante a entrevista, a presença do público assistindo a transmissão no telão demonstrou a preocupação e importância que os apoiadores davam a participação de Bolsonaro na sabatina.