O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, foi à embaixada do Reino Unido em Brasília (DF) na manhã desta segunda-feira (12) e assinou o livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth II. O mandatário decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da monarca na última quinta-feira (8) e confirmou a intenção de viajar a Londres para o funeral, marcado para a próxima segunda-feira (19).

Bolsonaro foi à embaixada acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que também assinaram. O livro está aberto para assinaturas físicas do público de forma geral em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro, até o dia do funeral. Há também a versão virtual, no site oficial da família real britânica.

A encarregada de negócios do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, publicou uma foto com Bolsonaro e Michelle na embaixada. Veja abaixo:

Agradeço ao Presidente @jairbolsonaro e à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, por terem vindo à Embaixada britânica assinar o livro de condolências que será enviado à @RoyalFamily. pic.twitter.com/bsAzfgx4AY

— Melanie Hopkins (@mhopkinsfco) September 12, 2022

Bolsonaro decidiu ir a Londres em meio à campanha eleitoral e em uma agenda calculada para seguir direto a Nova York, nos Estados Unidos, onde irá discursar na terça-feira (20) na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Nesta segunda, ele não deve comparecer à posse da ministra Rosa Weber como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O mandatário irá viajar para São Paulo durante a tarde para cumprir agenda política. Na noite desta segunda, ele irá a um podcast voltado ao público evangélico. Já na terça (13), Bolsonaro fará um comício em Sorocaba.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.