SABATINA NO JN

Bolsonaro no JN: "Você está me estimulando a ser um ditador"; entenda

O presidente da República deu a declaração ao ser questionado sobre fazer política com o chamado centrão, em sabatina na TV Globo

Por Da Redação
Publicado em 22 de agosto de 2022 | 21:04
 
 
Bolsonaro participou nesta segunda-feira (22) da sabatina do Jornal Nacional Foto: Reprodução / TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PL), agora candidato à reeleição, afirmou nesta segunda-feira (22), durante sabatina do “Jornal Nacional”, que o apresentador William Bonner está o estimulando a ser um ditador.

Deu a declaração após ser questionado sobre o amplo apoio do centrão, contrariando promessa de campanha feita em 2018.

"Você está me estimulando a ser ditador. O centrão são mais ou menos 300 parlamentares. Se eu deixá-los de lado, vou governar com quem? Não vou governar com o parlamento", declarou.

O chefe do Executivo foi o primeiro entrevistado do JN, que, a partir desta segunda (22), sabatinará os quatro melhores colocados em pesquisa divulgada pelo Datafolha no último dia 28. 

Recentemento, o presidente se envolveu em uma confusão na saída do Palácio da Alvorada - residência oficial da Presidência em Brasília (DF). Ao cumprimentar apoiadores no local, como costuma fazer de forma rotineira, Bolsonaro foi questionado pelo youtuber Wilker Leão sobre temas sensíveis ao seu governo e à sua campanha eleitoral. Na ocasião, o influenciador, em tom crítico, chamou o mandatário de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “tchutchuca do Centrão”.

No início do programa, Bolsonaro falou sobre manifestações antidemocráticas realizadas no país. "Pedir para fechar o Congresso em manifestações é liberdade de expressão", declarou.

Bolsonaro abre a série de entrevistas, porque foi sorteado como o primeiro entrevistado na série de conversas. Ele chegou a condicionar a participação à ida dos entrevistadores ao Palácio da Alvorada, em Brasília. Entretanto, a Globo recusou o pedido, e Bolsonaro voltou atrás e confirmou a participação.

A participação de Bolsonaro no programa da Rede Globo acontece após quatro anos de uma entrevista tensa, marcada por embates com os apresentadores, os mesmos William Bonner e Renata Vasconcellos, e por acusações contra seus adversários. Na ocasião, a entrevista durou 28 minutos, mesmo tempo destinado aos outros candidatos. Agora, a sabatina foi mais extensa, com 40 minutos de duração. Relembre da ocasião aqui.

Confira a agenda de sabatinas desta semana:

  • 22 de agosto (segunda-feira): Jair Bolsonaro (PL);
  • 23 de agosto (terça-feira): Ciro Gomes (PDT);
  • 25 de agosto (quinta-feira): Lula (PT);
  • 26 de agosto (sexta-feira): Simone Tebet MDB.

As conversas ocorrerão sempre a partir das 20h30 e terão 40 minutos de duração. As entrevistas serão comandadas pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, que estão diariamente à frente da bancada.

Todos os candidatos participarão das sabatinas presencialmente nos Estúdios Globo.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.