Eleições 2022

Bolsonaro volta a Minas nesta sexta para instalação do TRF-6, em Belo Horizonte

Esta será a segunda ida do presidente a Minas na semana; nesta terça (16), ele estreou sua campanha à reeleição em Juiz de Fora

Por Da Redação
Publicado em 16 de agosto de 2022 | 20:27
 
 
Rodrigo Pacheco, Jair Bolsonaro e Luiz Fux na sanção do projeto de criação do TRF-6, com sede em Belo Horizonte Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve retornar a Minas Gerais nesta sexta-feira (19) para participar da cerimônia de instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região e posse dos desembargadores. O evento está marcado para às 16h no Palácio das Artes, no centro de Belo Horizonte. A presença de Bolsonaro é prevista tanto pelo Palácio do Planalto, quanto pela equipe que coordena a campanha eleitoral dele à reeleição.

Esta será a segunda vez de Bolsonaro em território mineiro na semana. Nesta terça-feira (16), primeiro dia oficial de campanha, ele esteve em Juiz de Fora, no mesmo local onde levou uma facada no abdômen em 2018. O presidente falou novamente que essa eleição é uma "luta do bem contra o mal" e voltou a chamar a militância bolsonarista para atos no 7 de Setembro.

Na inauguração do TRF-6, há a previsão da presença de outras autoridades. Entre elas, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux; do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; além do procurador-geral da República, Augusto Aras. Outros sete ministros do STJ também deverão comparecer.

Bolsonaro já oficializou a nomeação dos 18 desembargadores que atuarão no TRF-6. A primeira foi a da desembargadora Mônica Sifuentes, que já havia pedido transferência do TRF-1, com sede do Distrito Federal.

Dentre os indicados pela OAB de Minas Gerais, Bolsonaro escolheu os advogados Grégore Moreira de Moura e Flávio Boson Gambogi. Nas vagas destinadas aos membros do Ministério Público Federal, o presidente nomeou Edilson Vitorelli Diniz Lima e Álvaro Ricardo de Souza Cruz.

Seis juízes que hoje atuam no TRF-1 foram promovidos a desembargadores pelo critério de merecimento. São eles: Klaus Kuschel, André Prado de Vasconcelos, Simone dos Santos Lemos Fernandes, Luciana Pinheiro Costa, Pedro Felipe de Oliveira Santos e Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes.

A lista dos indicados termina com as promoções de sete juízes do TRF-1 pelo critério de antiguidade. Os nomes deles já haviam sido definidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A publicação no Diário Oficial apenas tornou oficial a passagem para desembargador no TRF-6. 

Foram nomeados por este critério Vallisney de Souza Oliveira, Ricardo Machado Rabelo, Lincoln Rodrigues de Faria, Marcelo Dolzany da Costa, Rubens Rollo D'Oliveira, Evandro Reimão dos Reis, e Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.