Eleições 2022

Dirlene Marques visita aldeia em apoio à demarcação de terras indígenas

Candidata ao Senado pelo PSTU esteve em uma aldeia em Brumadinho nesta terça-feira (23)

Por Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2022 | 20:35
 
 
WhatsApp Image 2022-08-23 at 194955jpeg Foto: Divulgação

A candidata ao Senado Dirlene Marques (PSTU) visitou a aldeia Kamakã Mongoió, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (23). No local, a candidata ouviu demandas dos indígenas e defendeu a urgência da demarcação de terras aos povos originários. 

“Eles estão iniciando a preparação do terreno para iniciar o plantio a partir de outubro. Essa é uma luta histórica do povo indigena exigindo a demarcação de territórios e nós todos sabemos que território indígenas que ficam protegidos da devastação porque eles sabem preservar e conviver com a natureza”, disse. 

“Foi muito interessante essa visita para vermos de perto o trabalho dos indígenas e lutar para que eles, efetivamente, consigam a demarcação de suas terras”, completou. De acordo com Dirlene, seis famílias vivem no local atualmente.

Iniciada em outubro do ano passado, a ocupação do território é alvo de disputa judicial entre os indígenas e a mineradora Vale S/A. “É uma aldeia em que foi feita a retomada do terreno, que a Vale reivindica como dela, mas é uma terra antiga que estava abandonada e que essa população indigena retomou o território”, defendeu Dirlene.