Eleições

Dos 77 deputados estaduais, 66 se candidataram à reeleição em Minas

Quatro deles não vão disputar a eleição, e outros sete parlamentares tentam outros cargos eletivos

Por Da Redação
Publicado em 16 de agosto de 2022 | 18:10
 
 
A regulamentação do ICMS da Educação veio a partir de uma proposta do presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, Zé Guilherme (PP) Foto: Divulgação

Dos 77 deputados estaduais de Minas, 66 se candidataram à reeleição para a Assembleia Legislativa, número equivalente a mais de 85% dos parlamentares. Outros sete vão se candidatar a outros cargos eletivos, e quatro não disputam a eleição deste ano.

Entre aqueles que não vão concorrer nas urnas está o presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PSD). Ele preferiu se candidatar a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) - sua indicação está sendo avaliada por uma comissão especial para, depois, ser apreciada pelo plenário. 

Também não estarão na disputa eleitoral os deputados Sávio Souza Cruz (MDB), Léo Portela (PL), que anunciou que vai se mudar para o exterior após o fim do mandato, e a deputada Celise Laviola (Cidadania).

Já os estaduais que vão disputar outros cargos são sete. O deputado André Quintão (PT) concorre como vice-governador na chapa de Alexandre Kalil (PSD). Cleitinho Azevedo (PSC) disputa o Senado, e Virgílio Guimarães (PT) é primeiro suplente a senador na chapa do candidato Alexandre Silveira (PSD). 

Outros quatro parlamentares mineiros na ALMG tentarão uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. São eles: Bráulio Braz (PTB), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo) e Rosângela Reis (PL).

Já os demais 66 deputados estaduais concorrem à reeleição.

Nas eleições de 2018, o índice de renovação, segundo informações da ALMG, foi de 40,25%.