Capacitismo

Empresa danifica cadeira de rodas de vice de Tebet, Mara Gabrilli

A senadora retornava de evento na ONU neste domingo (21) quando a companhia aérea Lufthansa danificou equipamento

Por Da Redação
Publicado em 21 de agosto de 2022 | 17:39
 
 
Na imagem, a senadora Mara Gabrilli (PSDB) Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Mara Gabrilli (PSDB), a vice na chapa de Simone Tebet à Presidente da República, teve sua a sua cadeira de rodas danificada pela empresa aérea Lufthansa quando retornava de evento da Organização das Ações Unidas (ONU) neste domingo (21). A senadora ficou tetraplégica há 28 anos, quando sofreu acidente de carro.

Segundo a postulante, o caso ocorreu em um  voo entre Genebra e Zurique quando Gabrilli. Ela relata que ao chegar em Zurique não achavam a sua cadeira de rodas, mas pediram para que ela deixasse a aeronave imediatamente. Depois de 1h30 de espera no avião, encontraram a cadeira danificada.

A senadora afirma que os funcionários da companhia aérea teriam a pressionado para que ela desembarcasse sem causar inconvenientes a outros passageiros.

"A cadeira de rodas é uma extensão do n osso corpo. Sem ela não me locomovo. E com ela quebrada, meu corpo também fica", disse.

Pelo Twitter, a senadora recebeu apoio de Simone Tebet e do também presidenciável, Ciro Gomes (PDT). 

Cara @maragabrilli, receba minha irrestrita solidariedade. Se uma senadora, candidata a vice-presidente e representante internacional sofre este tipo de constrangimento, imagine os milhões de anônimos portadores de deficiência espalhados pelo mundo. Parabéns pela firmeza! https://t.co/kEMggpBdvB

— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) August 21, 2022

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Lufthansa, mas até a publicação não foi respondida. O espaço segue aberto.

 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.