A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil afirmou, neste sábado (24), que a confiança nas eleições brasileiras “tem sido claramente reforçada por vários funcionários do alto escalão do governo dos EUA e permanece inalterada”.
Em nota pelas redes sociais, a representação do governo americano disse que irá reconhecer o resultado das urnas no dia 2 de outubro e fez elogios à condução do Tribunal Superior Eleitoral sobre o processo.
“O eventual reconhecimento dos EUA virá ao candidato que vencer a eleição presidencial como resultado da nossa determinação sobre a integridade do processo eleitoral liderado pelo TSE, e não de uma negociação com qualquer candidato ou partido político”.
Nossa confiança nas eleições brasileiras tem sido claramente reforçada por vários funcionários do alto escalão do governo dos EUA e permanece inalterada.
A manifestação vem em meio a questionamentos frequentes do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o processo eleitoral e as urnas eletrônicas. Na última sexta (23), ele voltou a defender o voto impresso e disse que com a fiscalização das Forças Armadas, “a chance de corrupção diminui bastante”, mas “só zeraria com o voto impresso”.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.