Eleições 2022

Lorene Figueiredo participa do lançamento de candidatura coletiva do PSOL

Modelo de mandato é semelhante ao que partido já pratica na Câmara Municipal de Belo Horizonte

Por Da Redação
Publicado em 25 de agosto de 2022 | 22:08
 
 
Evento de lançamento foi no bairro Floresta. Em ordem na foto: Sara Azevedo, candidata do PSOL ao Senado, Ana Azevedo, candidata a vice-governadora, Lorene Figueiredo candidata ao governo de Minas, e as três integrantes da candidatura coletiva Mulheres Negras Sim, Tainá Rosa, Juhlia Santos e Lauana Chantal Foto: Divulgação Campanha Lorene

A candidata ao governo de Minas Gerais Lorene Figueiredo (PSOL) participou na noite desta quinta-feira (25) do lançamento da candidatura coletiva Mulheres Negras Sim para uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no bairro Floresta. As candidatas deste coletivo são Tainá Rosa, Juhlia Santos e Lauana Chantal. Na prática, apenas a Lauana é candidata e, caso eleita, dividirá o mandato como co-deputada ao lado de Tainá e Juhlia.

Lorene disse que essa é uma plataforma política voltada principalmente para o público feminino. “É fundamental a candidatura de Mulheres Negras Sim. Vamos juntos. Nós vamos ocupar a política com as mulheres, para as mulheres, pelas mulheres”, afirmou.

Nas redes sociais, a candidatura coletiva divulga o número de urna da candidata Lauana Nara Chantal de Castro (PSOL) com o nome das três aparecendo na hora da votação. De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lauana recebeu do partido R$ 340 mil para o custeio de campanha.

A modalidade é parecida com o que foi proposto pela deputada federal Áurea Carolina (PSOL) em 2017, quando fez mandato coletivo com Cida Falabella (PSOL) na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Atualmente a “Gabinetona BH”, nome dado pelo mandato, é composta por Bella Gonçalves (PSOL), Iza Lourença (PSOL) e a Cida Falabella (PSOL) como co-vereadora na CMBH.