Pandemia

'Não adotei o politicamente correto', diz Bolsonaro sobre a pandemia

O presidente da República falou sobre a gestão federal na saúde pública durante a sabatina do Jornal Nacional, da Globo

Por Da Redação
Publicado em 22 de agosto de 2022 | 22:22
 
 
Jair Bolsonaro participou de sabatina do Jornal Nacional nesta segunda-feira (11) Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PL), agora candidato à reeleição, afirmou nesta segunda-feira (22), durante sabatina do “Jornal Nacional”, que "não adotou o politicamente correto" durante a sua gestão da pandemia da covid-19 no Brasil

“Não errei nada no que falei. Lockdown serviu para atrapalhar nossa economia e contaminar mais em casa”, disse.

Deu a declaração após ser questionado sobre sobre a crise de saúde e o fato de ter estimulado o consumo de remédios sem eficácia comprovada contra a doença. Rebatendo aos entrevistadores William Bonner e Renata Vasconcellos, Bolsonaro acusou a "grande mídia" de ter "desestimulado os médicos a fazer o tratamento precoce".

Bolsonaro, que foi o primeiro entrevistado do JN, que, a partir desta segunda (22), sabatinará os quatro melhores colocados em pesquisa divulgada pelo Datafolha, também chamou a CPI no Senado, que apontou uma série de indiciamentos contra ele, de "circo".

Bolsonaro abre a série de entrevistas, porque foi sorteado como o primeiro entrevistado na série de conversas. Ele chegou a condicionar a participação à ida dos entrevistadores ao Palácio da Alvorada, em Brasília. Entretanto, a Globo recusou o pedido, e Bolsonaro voltou atrás e confirmou a participação.

A participação de Bolsonaro no programa da Rede Globo acontece após quatro anos de uma entrevista tensa, marcada por embates com os apresentadores, os mesmos William Bonner e Renata Vasconcellos, e por acusações contra seus adversários. Na ocasião, a entrevista durou 28 minutos, mesmo tempo destinado aos outros candidatos. Agora, a sabatina foi mais extensa, com 40 minutos de duração. Relembre da ocasião aqui.

Confira a agenda de sabatinas desta semana:

  • 22 de agosto (segunda-feira): Jair Bolsonaro (PL);
  • 23 de agosto (terça-feira): Ciro Gomes (PDT);
  • 25 de agosto (quinta-feira): Lula (PT);
  • 26 de agosto (sexta-feira): Simone Tebet MDB.

As conversas ocorrerão sempre a partir das 20h30 e terão 40 minutos de duração. As entrevistas serão comandadas pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, que estão diariamente à frente da bancada.

Todos os candidatos participarão das sabatinas presencialmente nos Estúdios Globo.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.