DE OLHO NA REELEIÇÃO

No JN, Bolsonaro se compromete a respeitar resultado das urnas

O presidente da República falou sobre os seus ataques ao sistema eleitoral durante sabatina na TV Globo; ponderou o compromisso mediante a eleições limpas

Por Da Redação
Publicado em 22 de agosto de 2022 | 20:44
 
 
Bolsonaro participou nesta segunda-feira (22) da sabatina do Jornal Nacional Foto: Reprodução / TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PL), agora candidato à reeleição, disse nesta segunda-feira (22) durante sabatina do “Jornal Nacional”, conhecido como JN, que "serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes". 

No último mês, Bolsonaro reuniu, no Palácio da Alvorada, embaixadores para reforçar os questionamentos que aponta sobre o sistema eleitoral brasileiro e disparar contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O evento foi marcado como uma nova investida contra o atual sistema, alvo de reiterados ataques por governistas, e foi repleto de informações falsas que já foram desmentidas por entidades competentes.

O chefe do Executivo é o primeiro entrevistado do JN, que, a partir desta segunda (22), sabatinará os quatro melhores colocados em pesquisa divulgada pelo Datafolha no último dia 28. 

Durante o programa, Bolsonaro falou sobre manifestações antidemocráticas realizadas no país. "Pedir para fechar o Congresso em manifestações é liberdade de expressão", declarou.

Bolsonaro abre a série de entrevistas, porque foi sorteado como o primeiro entrevistado na série de conversas. Ele chegou a condicionar a participação à ida dos entrevistadores ao Palácio da Alvorada, em Brasília. Entretanto, a Globo recusou o pedido, e Bolsonaro voltou atrás e confirmou a participação.

A participação de Bolsonaro no programa da Rede Globo acontece após quatro anos de uma entrevista tensa, marcada por embates com os apresentadores, os mesmos William Bonner e Renata Vasconcellos, e por acusações contra seus adversários. Na ocasião, a entrevista durou 28 minutos, mesmo tempo destinado aos outros candidatos. Agora, a sabatina foi mais extensa, com 40 minutos de duração. Relembre da ocasião aqui.

Confira a agenda de sabatinas desta semana:

  • 22 de agosto (segunda-feira): Jair Bolsonaro (PL);
  • 23 de agosto (terça-feira): Ciro Gomes (PDT);
  • 25 de agosto (quinta-feira): Lula (PT);
  • 26 de agosto (sexta-feira): Simone Tebet MDB.

As conversas ocorrerão sempre a partir das 20h30 e terão 40 minutos de duração. As entrevistas serão comandadas pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, que estão diariamente à frente da bancada.

Todos os candidatos participarão das sabatinas presencialmente nos Estúdios Globo.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.