Sabatina

No Jornal Nacional, Ciro fala sobre criação de lei 'antiganância'

O pedetista foi o segundo candidato das Eleições 2022 a participar da sabatina do Jornal Nacional, da Globo; chamou a proposta de polêmica

Por Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2022 | 21:28
 
 
Ciro Gomes durante sabatina do “Jornal Nacional”, na terça-feira (23) Foto: Reprodução/TV Globo

No encerramento da sabatina do "Jornal Nacional" nesta terça-feira (23), o candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, falou sobre a proposta da "lei antiganância".

"Ela vai proibir os bancos de cobrarem mais de duas vezes o valor de um empréstimo ou de uma dívida que as pessoas têm no cartão de crédito ou no cheque especial. Ou seja, se você pegou R$ 100 e já pagou R$ 200, a dívida fica automaticamente quitada”, disse o pedetista, afirmando que essa lei já existe na Inglaterra.

Ciro é o segundo entrevistado do "Jornal Nacional", que, a partir de segunda-feira (22), sabatina os quatro melhores colocados em pesquisa divulgada pelo Datafolha no último dia 28. 

O pedetista, ao participar da sabatina do Jornal Nacional, da TV Globo, nesta terça-feira (23), descumprirá uma “promessa” feita há quatro anos, quando disse que nunca mais pisaria na emissora.

A declaração foi feita após o debate entre os presidenciáveis, em 5 de outubro de 2018, em entrevista a jornalistas. Na ocasião, Ciro recebeu de um oficial de Justiça, ainda no camarim, após o fim do debate, uma notificação de ação movida pelo então candidato ao governo de São Paulo, João Doria. O motivo foi o pedetista tê-lo chamado de “farsante”.

Confira a agenda de sabatinas desta semana:

  • 22 de agosto (segunda-feira): Jair Bolsonaro (PL);
  • 23 de agosto (terça-feira): Ciro Gomes (PDT);
  • 25 de agosto (quinta-feira): Lula (PT);
  • 26 de agosto (sexta-feira): Simone Tebet MDB;

As conversas ocorrerão sempre a partir das 20h30 e terão 40 minutos de duração. As entrevistas serão comandadas pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, que estão diariamente à frente da bancada.

Todos os candidatos participarão das sabatinas presencialmente nos Estúdios Globo.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.