IMPASSE

Procuradoria-Geral se diz favorável à candidatura de Pablo Marçal

Após reviravoltas na Justiça, direção atual do partido defende apoio a Lula, enquanto Marçal diz que seguirá ate o fim

Por Da Redação
Publicado em 28 de agosto de 2022 | 13:54
 
 
Pablo Marçal é candidato à Presidência da República pelo PROS Foto: Reproducao de vídeo

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) emitiu um parecer favorável à candidatura de Pablo Marçal (Pros) à presidência da República. O documento, assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, considera inválida a convenção que determinou o apoio do partido a Lula (PT).

O Pros vem vivendo uma guerra interna pelo comando da legenda. Em 31 de julho, foi realizada a convenção que oficializou a candidatura de Marçal, mas depois disso, o comando da sigla mudou de mãos por mais de uma vez, o que também alterou as diretrizes do partido na eleição nacional.

No dia 5 de agosto, prazo final para as convenções partidárias, uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devolveu a presidência do partido a Eurípedes Junior, que apoia Lula. Antes o comando estava com Marcus Holanda, aliado de Pablo Marçal.

No mesmo dia, uma nova convenção partidária foi feita para confirmar o apoio ao ex-presidente.

Segundo o vice-procurador Gonet Branco, a convenção de 31 de julho, que lançou a candidatura de Marçal, nunca foi invalidada, mesmo após a direção do partido ter mudado de mãos. Com isso, permaneceria validada a candidatura de Pablo Marçal.

“Mesmo que a direção do partido haja sido modificada logo mais, a decisão judicial que a operou não dispôs sobre a validade dos atos praticados anteriormente”, diz o parecer da PGE.

A candidatura de Pablo Marçal ao Palácio do Planalto foi registrada no TSE, mas ainda irá ser julgada pelo Tribunal.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.