ORÇAMENTO

Simone Tebet propõe retirar ciência e tecnologia do teto de gastos

Candidata do MDB diz querer impedir que o orçamento da área possa ser alvo de cortes de bloqueios de verbas

Qua, 24/08/22 - 14h09

Ouça a notícia

Candidata do MDB à presidência da República, a senadora Simone Tebet afirmou, nesta quarta-feira (24), que pretende retirar da regra do teto de gastos os investimentos em ciência e tecnologia.

Durante a manhã, ela foi a um encontro da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, onde assinou um termo de compromisso da associação para a gestão 2023-2026.

Em coletiva de imprensa, ela disse que o teto de gastos está “totalmente esburacado, cravejado de crateras, onde as jamantas da corrupção passam por cima para atender aos seus interesses paroquiais”, afirmou.

Tebet defendeu a manutenção da regra que limita dos gastos públicos, mas lembra que alguns setores, como o de educação, têm suas despesas fora do teto.

“Da mesma forma como o Fundeb [fundo que financia a educação básica] está fora do teto de gastos, quem sabe manter as regras da âncora fiscal, do teto de gastos, mas tirar o investimento em ciência e tecnologia do teto de gastos. Isso é educação, isso é futuro, isso não é gasto. Isso é investimento”.

Outra ideia de Simone Tebet é impedir que o orçamento destinado para a área de ciência e tecnologia possa ser alvo de cortes de bloqueios de verbas do governo federal. "Nós não podemos cortar e não vamos contingenciar recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação", disse.

A senadora aponta que, muitas vezes, o dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é destinado para atender a demandas de parlamentares, sem saber se a verba chegou aos projetos científicos.

Poupança para estudantes

Em São Paulo, Simone Tebet voltou a defender a criação de um programa chamado “Poupança Jovem”, em que o governo federal se comprometeria a depositar, a cada ano, uma quantia de dinheiro na conta de estudantes do Ensino Médio.

Ao final do último ano escolar, o aluno poderia fazer o que quisesse com a quantia, diz o programa. Segundo a candidata, seria uma forma de evitar a evasão escolar.

Ainda nesta quarta-feira, Tebet irá, ao lado de sua vice, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), a um encontro com pesquisadores e acadêmicos de São Paulo, também na capital paulista.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.