O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fez elogios às senadoras Simone Tebet (MDB-MS) e Soraya Thronicke (União-MS) pelas campanhas de ambas à presidência da República neste ano. Tebet foi a 3ª colocada e Soraya, a 5ª.

Ao abrir a primeira sessão da Casa após o primeiro turno das eleições, nesta terça-feira (4), Pacheco disse que as duas “honraram o Senado Federal e seus respectivos partidos políticos”.

“Meus parabéns pela campanha que fizeram, pelas propostas que apresentaram, pela firmeza com que se apresentaram ao povo brasileiro. E pelo menos a esta presidência, foram motivo de orgulho”, disse.

Pacheco também citou a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que foi candidata a vice na chapa de Simone Tebet.

No mesmo discurso, Rodrigo Pacheco afirmou que no domingo (2), a democracia brasileira“ se revelou muito forte, muito firme, em pleno funcionamento''. Ele também citou o fato de o dia da eleição ter sido “pacífico” e “com bom comportamento do eleitorado”.

O presidente do Senado não declarou apoio público a nenhum candidato ao Palácio do Planalto no primeiro turno. No segundo turno, até o momento, ele segue neutro. Seu partido, o PSD, também declarou neutralidade no início da campanha e deve manter a postura até o dia 30 de outubro. Dentro da legenda, há apoiadores tanto de Lula (PT) quanto do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.