Eleições 2022

Zema evita manifestações de apoio a presidenciável do Novo

Felipe D'Ávila e o atual governador se encontraram nesta segunda-feira em Belo Horizonte

Por Da Redação
Publicado em 19 de setembro de 2022 | 22:00
 
 
Felipe D'Ávila e Romeu Zema Foto: Abner Auguto/Novo/Divulgação

Apesar de afirmar que apoia o candidato do partido Novo, Felipe D'Avila, à Presidência da República, o governador Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, não tem feito ultimamente demonstrações públicas de apoio ao cientista político em suas redes sociais. Nesta segunda (19), D'Avila esteve em Belo Horizonte e se encontrou com Zema em duas agendas, mas nenhum dos dois candidatos publicaram imagens juntos na capital. 

Diferentemente de D'Avila, que tem diversas postagens com o governador em suas redes sociais, desde o início do período eleitoral, no último mês, o perfil no Instagram de Romeu Zema tem uma única publicação em que o cientista político aparece. A postagem foi conjunta, quando dois perfis postam o mesmo conteúdo e se marcam mutuamente nas redes sociais. 

No vídeo em questão, Zema não faz qualquer menção ao correligionário do partido. A postagem, que faz um compilado de imagens do dia em que Zema lançou seu comitê em Belo Horizonte, mostra Zema e D'Avila juntos na companhia do deputado federal, candidato à reeleição, Marcelo Aro (PP). Na legenda da publicação, o governador escreveu que “para seguir no rumo certo” a escolha deveria ser 30, número da legenda, mas nas hashtags que acompanham o vídeo, Zema fez menção somente a sua candidatura ao governo.

O candidato do Novo à Presidência comentou a publicação. “Vamos juntos. Minas e o Brasil unidos para o nosso país voltar a crescer, ter emprego e renda”, escreveu. Zema, por sua vez, não tem retribuído os comentários de D'Avila nas postagens em que é mencionado pelo colega de partido. 

Aliança de mão única. Em diversas ocasiões, D'Avila tem afirmado que o governador é o seu maior cabo eleitoral no Estado. Zema, no entanto, tem usado o apoio ao cientista político somente quando é confrontado sobre uma eventual aliança com o presidente Jair Bolsonaro (PL). 

No segundo turno das eleições de 2018 e durante parte da sua gestão, Zema demonstrava apoio ao presidente, mas a situação mudou após o Partido Novo ter decidido pelo lançamento da candidatura de D’Avila ao Palácio do Planalto.

Zema, inclusive, tem tentado se esquivar, mas já afirmou em diversas ocasiões que em um eventual segundo turno para as eleições presidenciais deste ano não vota no PT.

Em nota, o governador se limitou a dizer que “já declarou diversas vezes que o candidato que apoia à Presidência da República é o colega de partido, Felipe D'Avila”.

Agenda. Em BH, D’Avila se encontrou com empresários e líderes sindicais ao lado de Zema. À tarde, o cientista político concedeu entrevistas e à noite os dois foram no encontro promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Logísticas de Minas Gerais (FCDL-MG), onde debateram as perspectivas para o cenário econômico em 2023. 

Leia a nota completa do governador Romeu Zema 

“O governador mineiro Romeu Zema (Novo) já declarou diversas vezes que o candidato que apoia à Presidência da República é o colega de partido, Felipe D'Avila. Independentemente da questão nacional, Minas está em primeiro lugar no ranking de prioridades. As pesquisas, de avaliação de governo e de intenção de votos, comprovam que o trabalho de Romeu Zema está no rumo certo e o objetivo é continuar consertando os estragos dos governos do passado.”