O "The World’s 50 Best Restaurants" anunciou na quinta-feira (3), em cerimônia virtual, o ranking dos 50 melhores restaurantes da América Latina em 2020. A Casa do Porco, em São Paulo, é o brasileiro mais bem colocado da lista, aparecendo em 4º lugar no continente. O restaurante de alta gastronomia caipira do chef Jefferson Rueda subiu duas posições em relação ao ano passado. Os chefs Jefferson e Janaína Rueda dedicaram o prêmio à gastronomia nacional e a todos os chefs brasileiros. 

A Casa do Porco, que fica em São Paulo, tem como protagonista na cozinha a carne de porco, criado pelo próprio chef,  em um menu degustação de R$ 139 (cerca de U$ 25), como a carne de porco é versátil ao usar o animal por completo, do focinho ao rabo, em diferentes formas, texturas e sabores. Em 2020, Rueda foi certificado agricultor familiar, incorporando também sua própria produção de hortifrutis ao cardápio.

A premiação celebra agentes da gastronomia que contribuem de forma notável para o setor, usando sua visibilidade para aumentar a conscientização sobre pautas importantes e promover mudanças positivas no meio.

Segundo o "Latin America’s 50 Best Restaurants", o prêmio reflete o compromisso de Janaína Rueda com a comunidade que a cerca, considerando desde a sua participação no projeto de melhoria na qualidade da merenda escolar em São Paulo, passando por seus esforços contínuos para promover inclusão por meio da gastronomia, até o seu envolvimento na campanha por socorro à indústria da hospitalidade durante a pandemia de coronavírus.

A lista divulgada nesta quinta-feira traz ainda os restaurantes brasileiros DOM (13º), Maní (23º), Evvai (26º), Mocotó (33º) e Corrutela (50º), em São Paulo; Oteque (12º) e Lasai (21º), no Rio; e Manu (44º), em Curitiba. 

A Casa do Porco Bar

Rua Araújo 124, República - São Paulo (SP). Telefone: (11) 3258-2578. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 17h e das 18h às 22h; domingo, das 12h às 17h. Reservas pelo (11) 3258-2578. www.acasadoporco.com.br