'BH: A Cidade de Cada Um'

Adriane Garcia revisita Curral del Rei em livro de poesia

A poeta baseou-se em pesquisa historiográfica para criar textos em que traz à tona diferentes perspectivas sobre a construção de BH

Sáb, 09/11/19 - 03h00
Versos de Adriana Garcia mesclam história e ficção em torno da criação de Belo Horizonte | Foto: Arquivo Público de Belo Horizonte/Divulgação

A poeta Adriane Garcia ancorou-se em uma pertinente pesquisa histórica para produzir o livro “Arraial do Curral del Rei: a Desmemória dos Bois”, que sai pela coleção “BH: A Cidade de Cada Um”, a ser lançado hoje, nos jardins internos do Palácio das Artes. Mas o resultado não é um livro historiográfico ou jornalístico, mas um tomo de poesias que vai celebrar os 15 anos do projeto coordenado e idealizado por José Eduardo Gonçalves.

Diferentemente dos volumes anteriores, que tratavam de um bairro ou espaço específico da capital, este, sublinha Adriane, aborda o próprio desenvolvimento da cidade, que substituiu o antigo Curral del Rei. “Nesse livro, eu me refiro ao próprio processo de criação de uma rua pública que alijou as pessoas dos seus lugares. Eu tento trazer à tona o olhar dos espoliados, dos excluídos a partir da chegada selvagem do capital, que sempre acaba impondo sua força sobre os mais fracos, que são obrigados a ceder”, completa ela.

Gonçalves destaca a importância do livro: “Os textos têm alta densidade poética e muita relevância política historiográfica”, frisa. 

Agenda
O quê. Adriane Garcia lança “Arraial do Curral del Rei: A Desmemória dos Bois”
Quando. Hoje, a partir das 10h30
Onde. Jardins internos do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro). Entrada gratuita.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.