Após dois anos sem apresentações culturais com a presença de público devido à pandemia da Covid-19, o Conservatório UFMG reabre suas portas ao público nesta semana.
O reencontro com o público acontece nesta quinta-feira (28), a partir das 19h30, com um sarau dedicado ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), um dos nomes de destaque da centenária Semana de Arte Moderna de 22.
Além do programa musical, a agenda conta ainda com obras artísticas, mostras de vídeos e a exposição de documentos do centro de memória da instituição, que celebra 97 anos de existência em 2022.
Durante a cerimônia de reabertura, foi anunciada também a programação do espaço para o mês de maio, que vai contar com espetáculos gratuitos de dança folclórica, choro e música erudita.
A agenda completa com todos os espetáculos pode ser conferida diretamente no site oficial da instituição.
História
Inaugurado em 1925 e oficialmente aberto ao público em setembro de 1926, o prédio histórico da Avenida Afonso Pena abrigou a Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
Em 1988, o edifício foi tombado como patrimônio arquitetônico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA). No final dos anos 1990, o prédio passou por grande reforma, foi reinaugurado em agosto de 2000, quando rebatizado como Conservatório UFMG, e se tornou um espaço cultural aberto à cidade de Belo Horizonte.