Arlindo Cruz tem recuperado o movimento de braços e pernas e retomado, aos poucos, a consciência. O cantor, que sofreu um AVC em 2017, passou um ano e três meses internado e está há dois anos em casa se recuperando, tem sido acompanhado de perto pelo filho, Arlindinho.
Arlindinho contou que nem a pandemia fez com que as terapias do pai fossem suspensas. E o tratamento de fonoaudiologia e fisioterapia tem sido feito de forma virtual. Em entrevista ao portal G1, o filho do ídolo do samba contou sobre a recuperação do sambista.
"Teve que diminuir a quantidade de sessões e a gente faz mais a fono por vídeo. Aí o enfermeiro e a cuidadora que ficam com ele ficam passando o exercício que a fono passa. Com a fisioterapia, a mesma coisa. E basicamente é isso", explicou ele ao G1.
Recentemente, Arlindinho contou, durante uma live, que o pai estava recuperando também a fala. "Cara, vou confessar uma coisa pra vocês: ele falou. Está dando de 8 a 12 palavras", disse. "Está começando a querer formar frases. 'Sim, não, eu'", comemorou.
Em entrevista ao G1, ele deu mais detalhes do dia a dia do pai. "Ele está voltando à consciência. Ele concorda com algumas coisas, nega outras. Aumentou o grau de consciência dele”, disse. “Mas em relação ao cérebro, não tem tempo de evolução. Só depende dele. Ele pode voltar a fazer qualquer coisa ou pode ficar nesse estágio em que está hoje. O cérebro não tem uma explicação. É tratar, porque ele vai estar sempre em estado evolutivo. Sempre melhorando a cada dia."
Arlindinho, que tem pegado algumas canções inacabadas do pai para regravar - “são músicas que ele já gravou no computador, no celular…” - e aproveitado o período de isolamento para compor, conta que terá pelo menos uma música de Arlindo Cruz em seus novos discos, como uma forma de homenageá-lo.