WEB

Arquitetura fantástica da Casa de Cacos é tema de documentário disponível na web

Filme “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de Uma Cidade” foi lançado na quarta-feira e revela cidade metropolitana

Sex, 20/03/20 - 08h00
Casa de Cacos foi tombada no ano de 2000 | Foto: Move Cultura/Divulgação

"É triste ver as pessoas chamando a Casa de Cacos de Caco de Casa”. A frase de José Márcio Sales da Silva, morador do bairro Bernardo Monteiro, em Contagem, cidade da região metropolitana de BH, poderia ser uma sinopse da primeira parte do documentário “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de Uma Cidade”, que foi disponibilizado na quarta-feira (18) no canal do YouTube da Associação Move Cultura, entidade sem fins lucrativos de Contagem.

O filme, o primeiro de uma série de sete curtas sobre Contagem, retrata a arquitetura fantástica da Casa de Cacos, ponto turístico que está abandonado pelo poder público, mas que já foi atração para os moradores, além de ter atraído os olhares dos estrangeiros. "Achamos importante fazer este registro porque é uma forma de fazer com que as novas gerações conheçam melhor a história da cidade, uma vez que a maior parte destes bens estão fechados", garante Rafael Aquino, coordenador do projeto. Segundo ele, outros pontos da cidade, como a Estação Bernardo Monteiro e o Parque Fernão Dias, serão mostrados nos episódios futuros. A previsão é a de um curto a cada 15 dias. 

Em “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de Uma Cidade - Ep. 1: Casa de Cacos”, o telespectador é levado a descobrir a história do imóvel, que foi idealizado por Carlos Luís de Almeida entre 1963 e 1989, por meio dos relatos de José Márcio e de Ester Ramos Silva. “Ajudei na construção desse local. Eu era menino e ficava pegando os caquinhos com as mãos”, lembra Márcio, em um dos trechos do documentário. Ester, por sua vez, revela que serviu de molde para um dos trabalhos de Carlos Luís. Quer saber qual? Confira o vídeo:

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.