A influência do “Big Brother Brasil” (“BBB”) nas tendências tanto de moda quanto de beleza é incontestável em todas as suas edições. Desde os primórdios, quando o brinco de pena de Sabrina Sato virou objeto de desejo, até a papete vermelha de plataforma de Manu Gavassi, no “BBB 20” e os lenços e as bandanas usados por Carla Diaz e Camilla de Lucas na edição do ano passado.
Dentro do reality, a repetição das peças usadas pelos participantes acaba nos influenciando a buscar aquela novidade da moda, uma vez que celebridades, influenciadores digitais e os próprios reality shows e novelas são impulsionadores das principais tendências que usamos hoje em dia. As peças usadas por Jade Picon, uma das participantes com maior bagagem fashionista desta edição, se esgotaram poucas horas depois das aparições de suas produções. A sister até ganhou um perfil no Twitter que divulga onde encontrar peças usadas por ela, o @looksdajade.
Selecionamos as principais tendências extraídas desta edição do reality que estão sendo popularizadas por meio do estilo dos participantes.
Touca de cetim
As câmeras do reality show já captaram algumas vezes as ex-participantes Brunna Gonçalves e Jade Picon usando toucas de cetim na cabeça para dormir. As sisters ampliaram o debate sobre o uso dessas toucas ao mostrarem que são adeptas ao método que está relacionado ao controle do frizz e da umidade do cabelo. “O cetim conserva os nutrientes dentro da fibra capilar e neutraliza as cargas elétricas do cabelo por reduzir o atrito que acontece durante o sono”, pontua a pesquisadora Jackeline Alecrim.
Bucket hat
Já ouviu falar no chapéu no estilo pescador? Basta observar os brothers Paulo André e Pedro Scooby para perceber o sucesso do acessório. O modelo foi sucesso nos anos 80 e surgiu na cultura hip-hop entre os rappers. Dentro do reality, o modelo é muito usado entre os participantes também para proteger o rosto em dias de sol.
Sandálias pillow
As sandálias com grandes tiras acolchoadas que a participante Linn da Quebrada vestiu para uma festa virou meme nas redes sociais depois que Dani Calabresa usou bexigas para tentar recriar o sapato em seu esquete no reality. A estilista mineira Virgínia Barros, da marca de sapatos que leva seu nome, investiu no modelo de calçado que é vendido por até R$ 300. São dela os modelos que passaram pelo desfile virtual da São Paulo Fashion Week no ano retrasado, nos pés das modelos da Apartamento 03, e as que Linn usa no reality show da Globo. “A procura pela sandália aumentou. Estamos fabricando um número bem maior do que fazíamos. Mas nossa produção é artesanal, o calçado continua sendo feito à mão. Não fazemos grandes volumes”, contou a estilista. A marca planeja criar a versão infantil do modelo pillow.
Delineador de coração
Os delineados de Jade Picon destacaram entre os fãs do programa. A agora ex-sister já chamava a atenção pelas suas produções de maquiagem bem antes do reality e, já no programa, o delineado em formato de coração virou uma de suas marcas registradas até na produção criada no dia em que ela foi eliminada com 84,93% dos votos. A marca de cosmético Lash Liner criou, inclusive, uma caneta delineadora que acompanha um carimbo em formato de coração para marcar os olhos.
Peças em crochê
Peças feitas em crochê já são uma trend da edição desde que Jade Picon, uma das participantes mais fashionistas da edição, popularizou o biquíni lilás com florzinhas usado na primeira semana de reality e que foi reproduzido por várias marcas, inclusive em feirinhas populares pelo Brasil. Vale lembrar que peças produzidas com técnicas artesanais retornaram aos holofotes recentes das marcas após uma movimentação pelo resgate das técnicas como identidade da moda brasileira durante a pandemia.