O BDMG Cultural anunciou na manhã desta quarta (6) os vencedores dos editais de música Prêmio Marco Antônio Araújo (instrumental) e Prêmio Flávio Henrique (canção) 2020.
O duo mineiro Guanduo foi o grande ganhador na categoria instrumental com o álbum "Música Disfarçada de Gente" enquanto que o cantor e compositor Celso Adolfo venceu a premiação de canção com o projeto "Remanso de Rio Largo".
A comissão de seleção foi formada pela cantora e compositora Déa Trancoso, pelo cantor e compositor Sérgio Santos e pelo jornalista João Paulo Cunha.
Formado pelos músicos mineiros Juliano Camara e Eduardo Pinheiro, Guanduo lançou o primeiro trabalho, o disco Inventos, em 2015. No mesmo ano, o duo foi um dos vencedores do 15º Prêmio BDMG Instrumental.
O disco que deu o prêmio Marco Antônio Araújo contou com várias artistas seja como produtores ou autores. Rafael Martini, Lucas Telles, Ian Guest, Alexandre Andrés, Rafael Dutra, Joaquim Santos e Márcio Bahia.
GUIMARÃES ROSA
Já o vencedor do Prêmio Flávio Henrique, o disco "Remanso de Rio Largo", de Celso Adolfo, remete a um verso de uma canção interpretada pelo personagem Siruiz no livro "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa. O álbum homônimo traz apresenta 16 faixas inspiradas no livro "Sagarana", com histórias que saíram das páginas escritas por Rosa e voltaram na forma de música por Adolfo.
Os dois projetos vencedores estão disponíveis nas principais plataformas digitais
i