No dia 16 de outubro, o mundo inteiro celebra o Dia Mundial da Alimentação e, motivado pela data, o movimento "Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome" elabora uma série de iniciativas, até o domingo (18), para combater a fome no Brasil.

Em Belo Horizonte, a campanha vai promover um marmitaço no próximo domingo (18), com a distribuição de 900 marmitas em comunidades locais de BH, como a Vila Estrela, no Morro do Papagaio, e no Aglomerado Santa Lúcia. Vai ser preparado o prato “Baião de Muitos”, partir das doações recebidas. A ação começa às 11h30.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Programação completa em: @gente.prabrilhar @ativistasdobanquetaco Motivados pelo Dia Mundial da Alimentação Saudável (16 de outubro), pelo desmonte de políticas públicas da soberania alimentar e do aumento de pessoas em situação de fome durante a pandemia, vai acontecer um movimento pra enfrentarmos juntos a fome no país, unindo organizações do terceiro setor e agentes da sociedade civil.⠀ ⠀ O “Gente é pra Brilhar não pra morrer de fome” acontece do dia 12 ao dia 18 com programação em todo país e aqui em BH vamos promover um marmitaço no dia 18. ⠀ A ideia é fazermos um arrozão chamado de baião de muitos e precisamos de pessoas para ajudar na distribuição das marmitas, divulgação do movimento e doação de recursos e insumos.⠀ ⠀ Se você quiser somar e encorpar o caldo dessa ação é só mandar mensagem que entraremos em contato para conversarmos sobre as possibilidades! - @feirafresca @cozinha_santoantonio @acasadaagnes @nocabh #fomenão #genteprabrilhar #banquetaço

Uma publicação compartilhada por A Casa da Agnes (@acasadaagnes) em 13 de Out, 2020 às 9:30 PDT

Ju Duarte, chef da Cozinha Santo Antônio, é uma das cozinheiras participantes que se juntaram a outros profissionais da área para a produção das refeições. “Estamos vivendo um momento em que a mobilização para combater a fome é fundamental. O Brasil corre um risco iminente de retornar ao mapa da fome e todos nós, tanto da sociedade civil quanto do segmento da gastronomia, precisamos nos unir para impedir que isso aconteça e ajudar a quem tanto precisa”, disse.

Além da Cozinha Santo Antônio, a iniciativa também conta com a chef Agnes Farkasvölgyi, da Casa da Agnes e do grupo BHanquetaço (organização local do Coletivo Banquetaço). A iniciativa reúne produtores rurais, fornecedores, cozinheiros, chefs e conta com o apoio da Feira Fresca, além de outros restaurantes como o recém inaugurado Noca.

Dados

Em cinco anos, o número de pessoas em situação de fome grave no Brasil aumentou em 43,7% e mais de um terço da população brasileira teve problemas para garantir alimentos em 2017 e 2018, segundo dados do IBGE, Unicef e Ibope.

Serviço:
Facebook: facebook.com/Gente.prabrilhar
Instagram: @gente.prabrilhar
Site: genteprabrilhar.org