Desta quinta-feira (10) até o próximo domingo (13), o projeto Solo Negro entra em campo para apresentar "Cenas Curtas Pretas". A iniciativa programa nove espetáculos de teatro, dança e circo de artistas negras e negros de Belo Horizonte. Vale lembrar que este é o quarto ano da mostra que, em 2021, realizará três edições, com programação online gratuita. As apresentações serão transmitidas ao vivo, sempre às 20h, diretamente do Teatro Espanca!, pelo canal youtube.com/ciaburlantins

"São cenas curtas que foram selecionadas contemplando diversas linguagens artísticas, diversas gerações das artes negras de Belo Horizonte. Assim, temos desde jovens artistas, como Ana Elisa Gonçalves ("A silhueta de Maria Efigênia"), até outros mais experientes, como Evandro Nunes, que vai apresentar o seu monólogo 'In Sã'", explica a curadora Julia Tizumba.

Idealizado pela Cia Burlantins, Solo Negro foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc no âmbito do Estado de Minas Gerais. Também compõem a programação as cenas "Odu Axé", de Ricardo Campos; "Ebó", de Anderson Ferreira; "O peso nas costas de minha mãe", da Companhia Preta de Teatro; "Aparecida", da Companhia Breve; "Eu", de Jeiza da Pele Preta, "Baixa Visão", de Raniele Barbosa, e "O Pianista", de Robert Gomes.

"A mostra foi idealizada com a intenção de ser mais um espaço para que a arte negra, produzida por artistas negros da nossa BH, se expresse e se mostre. Visando a sua valorização e a sua difusão", completa Julia Tizumba.

Serviço
Nesta quinta-feira, às 20h
"Odu axé", com Ricardo Campos
Sinopse: O íntimo e o itinerante: um velho benzedor devoto de São Benedito reflete sobre o sentido do seu "fazer". Assim, acaba por buscar no guardado da memória, saberes e manifestações mantidas desde os seus ancestrais.
Concepção artística e dramaturgia: Ricardo Campos / Elenco: Ricardo Campos / Iluminação: Breno César Rodrigues / Classificação indicativa: Livre.

E mais: 
11.06 . sexta-feira . 20h
* "In Sã: o universo do Rosário em nós", com Evandro Nunes
* "Aparecida", com Renata Paz


12.06 . sábado . 20h
* "O peso nas costas de minha mãe", da Coletiva Preta de Teatro
* "A silhueta de Maria Efigênia", com Ana Elisa Gonçalves
* "Ebó", com Anderson Ferreira

13.06 . domingo . 20h

* "Baixa Visão", com Raniele Barbosa
* "O Pianista", com Robert Gomez
* "Eu", com Jeiza da Pele Preta