O Dia dos Avós foi o mote para a Cyntilante Produções investir em uma nova linguagem para estes dias de pandemia: o Teatro Remoto. Assim, neste domingo, será feita a primeira transmissãooficial, ao vivo, diretamente do teatro Feluma, o espetáculo musical "Moana", um dos grandes sucessos recente de bilheteria de animações para criança do Walt Disney. Três atores da companhia vão contracenar em tempo real, a três metros de distância. Graças aos recursos do chroma key, o público vai ter a impressão que eles, na verdade, estão juntos - até nas cenas de beijo. "A escolha de Moana se deu porque, na história, a avó é uma personagem-chave para a resolução da trama, então, a gente acabou linkando uma coisa com a outra, a data comemorativa com a importância da personagem na dramaturgia", conta o diretor e produtor Fernando Bustamante. 
 
Ele lembra que, ponderando a necessidade do distanciamento social, todos cuidados foram tomados "para tentar de alguma maneira preservar os profissionais". Segundo ele, o palco do Feluma permitiria, de acordo com as regras impostas pelas autoridades sanitárias, até cinco atores. "Mais que isso, não daria para manter uma distância de cerca de três metros entre eles. Assim, temos três atores em cena e 3 técnicos de transmissão e de som, então, é uma equipe reduzido de seis pessoas".
 
Fernando sabe que, mesmo com a ajuda da tecnologia, a apresentação é bem diferente da feita no teatro. "Mesmo a gente mantendo as marcações, as movimentações cênicas, e conseguindo um efeito no vídeo que faz com que os personagens pareçam estar muito próximos, mesmo  estando distantes. A linguagem é muito diferente. O teatro tem uma estética completamente diferenciada. No vídeo, a gente vê detalhes, a maquiagem é diferente. Claro, a gente tenta se aproximar do que é o espetáculo no teatro, mas, ainda assim, é bem diferente o resultado. Um exemplo clássico são as projeções que a gente tem. Elas são feitas para teatro, e quando vão para o vídeo, têm uma alta definição. Assim, tivemos que reformular algumas (projeções) e alguns cenários, para conseguir uma definição boa para quem está assistindo. Presencialmente, alguns elementos de iluminação e a própria distância do artista, isso não fica tão evidente".
 
Mas bem, ele salienta que é o possível neste momento. E, claro, o importante é não deixar o Dia dos Avós passar em branco. A transmissão é ao vivo, a partir das 16h, nas redes sociais do perfil Diversão em Cena (Instagram, Facebook) e Fundação ArcelorMittal (YouTube)