A série de postagens consideradas transfóbicas da escritora J.K. Rowling segue rendendo comentários e polêmicas no Twitter. Agora, foi a vez do ator Daniel Radcliffe, que viveu o personagem Harry Potter na adaptação dos livros de Rowling para o cinema, publicar um texto em resposta aos textos da escritora em relação a mulheres transgênero.

 "Sei que alguns veículos de imprensa vão provavelmente retratar isso como uma briga entre J. K. Rowling e eu, mas não é isso", afirmou o ator no texto "Daniel Radcliffe Responde aos Tuítes de J. K. Rowling sobre Identidade de Gênero".

Segundo Radcliffe, "mulheres trans são mulheres". "Qualquer declaração ao contrário apaga a identidade e a dignidade de pessoas transgênero e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência no assunto que Jo ou eu."

Rowling gerou polêmica ao comentar o artigo "Criando um Mundo mais Igualitário pós-Covid-19 para Pessoas que Menstruam". "'Pessoas que menstruam'. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude? Wumben? Wimpund? Woomud? (modificações propositais da palavra 'woman', que significa mulher em inglês)", disse Rowling. Mas críticos apontaram que suas visões igualavam feminilidade à menstruação – sendo que há muitos homens transsexuais que menstruam, e muitas mulheres trans que não.

Radcliffe seguiu em seus argumentos. "Enquanto Jo é inquestionavelmente responsável pelo curso que minha vida tomou, como alguém que foi honrado em trabalhar com e continua a contribuir com o Trevor Project pela última década, e até como ser humano, me sinto compelido a dizer algo neste momento."

Em seu texto, o ator afirma que "78% dos jovens transgênero e não-binários relatam que foram alvo de discriminação por causa de sua identidade de gênero. Está claro que precisamos fazer mais para apoiar as pessoas transgênero e não-binárias, não invalidar suas identidades, e não causar maior dano."

Ele também se desculpou com os fãs dos livros. "A todos aqueles que agora sentem que sua experiência com os livros foi manchada ou diminuída, sinto profundamente pela dor que esses comentários causaram", disse.