A cineasta e cocriadora da trilogia “Matrix”, Lilly Wachowski, se revoltou nesse domingo (17) ao ver o bilionário Elon Musk e a “primeira filha dos EUA” Ivanka Trump, citarem seu filme com fins políticos no Twitter.
Tudo começou quando o CEO da Tesla e da SpaceX tuitou uma frase do filme estrelado por Keanu Reeves. O bilionário escreveu “Tome a pílula vermelha” e colocou um emoji de uma rosa vermelha. Ivanka Trump, filha do presidente dos EUA, Donald Trump, respondeu: “Tomada”.
O tuíte atraiu muita controvérsia nos comentários e teve mais de 450 mil curtidas, levando Wachowski a responder “F.. vocês dois” na postagem da filha de Trump.
“Tomar a pílula vermelha” é uma frase dita pelo personagem Morpheus (Lawrence Fishburne) ao protagonista Neo (Keanu Reeves) na ficção científica ao revelar que Neo viveu em uma simulação de computador. No filme, Morpheus oferece a Neo uma escolha: “tomar uma pílula azul” e voltar à sua vida “normal” e esquecer tudo, ou “uma pílula vermelha” para aprender a verdade sobre a Matrix e sobre sua realidade falsa.
A frase ganhou um novo significado nas redes sociais, fazendo referência a crenças políticas conservadoras. “Tomar a pílula vermelha” agora pode significar o realinhamento político de uma pessoa à direita, mais precisamente em apoio ao governo de Donald Trump. Mas Lilly Wachowski não tem gostado nadinha disso.