O mais longo até breve da história.  Há exatos 40 anos, a TV Tupi saía do ar.  Ela foi a primeira emissora de televisão a operar no país, sendo inaugurada em 18 de setembro de 1950 pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado, os Diários Associados.

Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio, depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a TV Brasília, entre outras, que acabaram por formar a rede.

Em 18 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo brasileiro. Outras 6 emissoras que foram afiliadas dela também saíram do ar. 

Após uma vigília de 18 horas, cerca de 300 funcionários da emissora testemunharam atônitos o fim da TV-MÃE, como definiu Walter Avancini. No vídeo, os telespectadores liam: "até breve".

E para lembrar a emissora, neste sábado (18), às 18h,  os roteiristas José Vitor Rack, Reinaldo Maximiano e o produtor Fábio Marckezini batem um papo em uma live  com o jornalista e crítico de TV, Maurício Stycer e com Humberto Mesquita, ex funcionário da Tupi.