Diferentemente do que acontece em situações normais, quando o Pato Fu se reúne para ensaios, shows e turnês pelo Brasil e pelo mundo, John Ulhoa, Fernanda Takai, Ricardo Koctus, Glauco Mendes e Richard Neves - cada um em sua casa, claro - se adaptaram ao período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. Nesta quarta-feira (8), eles lançaram a primeira música da série “Fique Em Casa”: trata-se da releitura de “Tribunal de Causas Realmente Pequenas”, que está no álbum “Ruído Rosa”, de 2001. O projeto propõe novas interpretações para canções que não são necessariamente hits da banda e o material produzido durante a quarentena será sempre divulgado nas redes sociais do quinteto.
Segundo o guitarrista John, a canção é “um daqueles ‘lado B’ que se tornam aos poucos uma das preferidas de quem acompanha a banda mais de perto”. O músico diz que sempre vê menções a ela entre os fãs e pessoas tocando suas próprias versões do tema, escolhido, não por coincidência, para inaugurar o projeto da banda. “Acho que ela combina com esse momento e com a dupla personalidade do Pato Fu, é um chamado a ‘cair na real’ um tanto quanto pessimista, mas necessário”, ele diz.
“Tá pensando que Deus vai ajudar, não vai/ E que há males que vêm para o bem, não vêm/ Você acha que ela há de voltar, não há/ E que ao menos alguém vai escapar, ninguém”, diz a letra de Takai e John. “A ironia é fazermos justamente dessa canção uma ‘ação positiva’, e nos juntarmos remotamente para produzir arte e entretenimento. Música serve pra isso, como diziam os Mulheres Negras”, completa o músico.
O Pato Fu, que completa 28 anos de estrada em setembro, prepara outras novidades para esse período de pandemia. Paralelamente ao trabalho da banda, a vocalista Fernanda Takai está gravando um disco solo, ainda sem data de lançamento.
Escute a nova versão de "Tribunal de Causas Realmente Pequenas":