Fenômeno

Galinha Pintadinha é o maior fenômeno musical brasileiro

Sucesso da Galinha Pintadinha na internet ultrapassa as marcas de Anitta, Marília Mendonça e até Rihanna

Qui, 02/08/18 - 11h39
Marca foi criada em 2006 pelos empresários Juliano Prado e Marcos Luporini | Foto: Divulgação

Quem ouve pela primeira os versinhos “a Galinha Pintadinha e o Galo Carijó” já sabe o que vem em seguida: horas intermináveis de repetição dos hits do maior fenômeno da internet, a Galinha Pintadinha. O animalzinho é uma estrela e, segundo dados prévios compilados pela empresa de inteligência estratégica para desenvolvimento de audiência Playax, é a artista mais popular do Brasil hoje. 

A animação ultrapassa as quase 500 milhões de visualizações no vídeo de “Infiel”, da rainha da sofrência Marília Mendonça e deixa Anitta para trás. Em fevereiro deste ano, por exemplo, a Galinha já tinha batido a marca recorde de visualizações da cantora Rihanna. A Galinha tem o maior número de vídeos com visualizações, que passam dos 100 milhões: são 30 no total, enquanto a cantora americana soma apenas 29 vídeos acima. 

A marca recente conquistada pela Galinha é o primeiro dado do recém lançado serviço de medição de popularidade adotado pelo programa "Só Toca Top", da Globo. O Playax leva em consideração o desempenho dos artistas não só nas rádios e TVs, mas em todas as outras plataformas. Cada categoria tem um peso diferente, de acordo com o alcance de público e as menções em redes sociais. 

Na última semana, a animação infantil liderou o ranking seguida pela dupla Zé Neto e Cristiano (donos do hit sertanejo "Largado às traças"), Marília Mendonça, Anitta, Jorge e Mateus e Wesley Safadão. O sambista Ferrugem aparece em sétimo lugar.

Apesar do sucesso no compilado geral, a Galinha pouco apita no quesito rádio. De acordo com o ranking da Playax foram apenas 21 execuções, contra 49,5 mil de Marília Mendonça e 29,8 mil de Anitta.

“Xuxa” dos tempos modernos

Se nos anos 2000, as edições das gravações anuais de "Xuxa só para baixinhos" costumavam agradar a gregos e troianos e rapidamente esgotavam nas lojas, a hora e a vez agora são da Galinha. Só nessa semana, já foram 54.726.500 execuções de vídeos da estrela no Youtube - plataforma em que ela soma mais de 12 milhões de seguidores. 

Criada pela produtora Bromélia Filmes, a série musical é sucesso há mais de uma década. Até o momento foram lançados 47 clipes musicais que misturam canções de domínio público, como "Marcha Soldado" e "Escravos de Jó" e composições próprias, entre elas o clássico "A Galinha e o Galo Carijó". Fora os 7,5 bilhões de views só no Youtube, a galinha também já virou estampa de camiseta, brinquedo infantil e até escova de dente. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.