Literatura

I Bienal do Livro Judaico começa neste sábado (24) em BH

Iniciativa é inédita no país e pretende difundir a cultura judaica por meio de sua literatura, música e gastronomia, entre outros

Sáb, 24/08/19 - 00h03
O escritor Amós Oz, que faria 80 anos em 2019, é homenageado pelo evento | Foto: Bel Pedrosa/Divulgação

A cultura judaica, em suas diversas facetas, da literatura à gastronomia, será contemplada na I Bienal do Livro Judaico, que começa hoje e segue com programação até o dia 29, no Centro Comunitário Associação Israelita Brasileira (CCAIB). Tal iniciativa é a primeira a ser realizada no Brasil, o que é comemorado por Jacques Levy, presidente do Istituto Histórico Israelita Mineiro, entre outros parceiros, como o livreiro Welbert Belfort, proprietário da livraria e editora Scriptum.

“Anteriormente, nós já havíamos feito dez feiras do livro, e, desta vez, ampliamos a nossa proposta. A ideia é a cada dois anos organizarmos uma bienal que possa funcionar como um evento muito maior, em que temos o interesse de reunir contadores de histórias, escritores e até a culinária judaica. Amanhã, por exemplo, vamos ter um almoço típico israelense, feito pelo chef Julio Geber”, diz Levy.

Entre os bate-papos de hoje, um dos destaques será o encontro entre os autores Luize Valente e Jacques Fux, que vão tratar da influência da cultura judaica em suas narrativas. Amanhã, Juliano Klevanskis vai lançar o romance “Novos Fármacos e Outras Histórias” que também se nutre de elementos judaicos. “Juliano morou em Israel e está há pouco tempo em BH. O livro dele reúne contos muito interessantes”, completa Belfort. 

Agenda
o quê. I Bienal do Livro Judaico quando. De hoje ao dia 29
onde. CCAIB (Rua Rio Grande do Norte, 477, Funcionários)
programação: bienaldolivrojudaicobh.com.br

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.