censura

Justiça proíbe portal do UOL de cobrir "Big Brother Brasil"

Site também é obrigado a retirar do ar todo o histórico de 14 anos de cobertura especial do reality show da Globo

Por GUILHERME ÁVILA
Publicado em 18 de março de 2014 | 15:40
 
 
Mesmo com a queda na audiência, Rede Globo renovou o contrato do BBB até 2018 Divulgação

Na tarde desta terça-feira (18), o portal UOL foi proibido de continuar a cobrir o "Big Brother Brasil 14" graças a um pedido judicial da TV Globo e da Endemol, detentoras dos direitos e proprietárias do reality show. O veto foi determinado pela 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e, segundo a liminar, o site deve se abster da exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas, bem como de quaisquer outros elementos sob titularidade exclusiva das empresas reclamantes. 
 
O UOL também está obrigado a retirar do ar todo o histórico de 14 anos de cobertura especial do "BBB" e o descumprimento da decisão implica em multa diária de R$ 100 mil. No mesmo período, o portal produziu reportagens sobre outros realities, como a "Casa dos Artistas", do SBT, e "A Fazenda", da TV Record. A censura ao "Big Brother Brasil" não tem precedente na história do UOL, que há anos oferece uma cobertura completa e independente do reality show da Globo. O site diz que tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão. 
 
ENQUETE
Regularmente citada por internautas e fãs do "BBB" as enquetes realizadas até o momento pelo UOL eram tidas como as principais referência sobre a popularidade do reality e seus competidores na internet. Diferente do que alega a ação movida pela Globo, o site se defende dizendo que sempre trouxe todo o crédito correto das proprietárias do formato e nunca descumpriu a lei de Direitos Autorais, acreditando no exercício da livre expressão e informação.