Se você acompanha o k-pop, com certeza conhece nomes como BTS, KARD, Dreamcatcher e Monsta X. O que esses nomes têm em comum, além do gênero musical, é o fato de terem vindo, pelo menos uma vez ao país, através do trabalho da empresa belo-horizontina Higway Star.
Apesar de promover shows de vários gêneros musicais - artistas norte-americanos e brasileiros de rock, por exemplo, já tiveram apresentações organizadas pela empresa - a companhia é reconhecida, principalmente, pela atuação com o k-pop. O trabalho com o gênero, inclusive, começou logo nos primeiros anos de trabalho da empresa, criada em 2014.
“Em 2015 trouxemos o BTS. Tivemos uma boa recepção desde o início. Esse foi um show grande, no Espaço das Américas [em São Paulo]. Logo depois, começamos a fazer turnês de k-pop pelo Brasil”, lembra Laiza Kertscher, uma das fundadoras da Highway Star. Desde a fundação, a empresa já levou apresentações e eventos para 10 cidades brasileiras, reunindo um público de mais de 110 mil pessoas.
A atuação reconhecida com o k-pop rendeu, ainda, à companhia outros trabalhos. Além da produção de turnês e shows, a empresa belo-horizontina também atua na promoção de novos grupos e artistas do gênero no Brasil. “Recebemos muitas propostas de artistas que não têm um público tão grande aqui, mas gostariam de ter o trabalho divulgado. Então atuamos nisso também”, explica Laiza. “Já fizemos trabalho de assessoria de imprensa, acompanhamos esses grupos e procuramos inseri-los mais na mídia”, acrescenta.
Uma das maneiras de divulgação é através do canal da empresa no YouTube, que já ultrapassa os 124 mil inscritos na plataforma. “Trabalhamos com artistas de diversos países asiáticos. Mandamos a proposta com o conteúdo, eles gravam por lá e divulgamos aqui”, explica.
Laiza, que também é jornalista, conta que o grupo 2Z, que se apresentou recentemente no país, foi um dos artistas a passarem por esse tipo de divulgação. “Depois de eles gravarem vários vídeos, vieram para cá”.
Reinvenção na pandemia
O canal do YouTube foi, inclusive, uma das propostas da Highway Star para continuar atuando durante o período da pandemia. A ideia deu tão certo que, agora, mesmo com os eventos tornando-se presenciais novamente, o canal será mantido.
Além da produção para a plataforma, a empresa também aproveitou uma característica importante do público de k-pop para continuar produzindo eventos durante o afastamento. “Desde as turnês, percebemos que os fãs têm uma recepção muito boa para eventos de interação. Há sempre essa vontade de interagir com os artistas. Então, na época da pandemia trouxemos esses eventos de interação à distância”.
Durante a pandemia, além da produção para o canal, foram organizados eventos virtuais com os grupos UNVS, KARD, 2Z, Black Swan e UN1TY, além dos solistas Minzy (ex-2NE1) e Kisu (ex-24K).
Expectativa para 2022
Com o retorno das atividades presenciais, a empresa já trouxe para o Brasil a turnê do grupo 2Z, que passou pelo Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e São Paulo. Para o segundo semestre há atrações programadas do KARD - que se apresenta e participa de eventos de interação em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e em São Paulo - e do MCND em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.