Debate

Kdu dos Anjos leva sua casa para o SXSW 2024, onde discute o futuro das cidades

Mineiro vai participar de painel em evento de inovação no Texas

Por Alex Bessas
Publicado em 01 de março de 2024 | 11:19
 
 
O multiartista Kdu dos Anjos Foto: Divulgação/Redes Sociais

O artista e empreendedor Kdu dos Anjos, 33, nascido e criado no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, vai apresentar seu projeto “A Casa no Pomar do Cafezal” no SXSW - South by Southwest, um dos maiores eventos de inovação e criatividade do mundo, que acontece de 9 a 12 de março de 2024 em Austin, capital do Estado norte-americano do Texas.

Apelidada carinhosamente de “meu barraco” por ele, que atua como gestor do centro cultural Lá da Favelinha, a casa foi a segunda obra realizada pelo coletivo LEVANTE, que reúne arquitetos, estudantes e engenheiros, liderados por Fernando Maculan e Joana Magalhães, com foco em pensar soluções para a arquitetura na periferia. O projeto utiliza materiais próprios da periferia, com uma implantação adequada e atenção à iluminação e ventilação.

A casa foi eleita o Building of the Year 2023 pelo site ArchDaily, uma das maiores referências em arquitetura do mundo, como noticiou uma reportagem de O TEMPO à época.


Interior do projeto “A Casa no Pomar do Cafezal”

Painel

No SXSW, Kdu dos Anjos vai participar do painel “Qual é o futuro das cidades no novo cenário climático?”, no dia 10 de março, domingo, quando ele vai compartilhar sua experiência e sua visão sobre o papel dos territórios vulneráveis na construção de soluções para os desafios ambientais e sociais do século XXI.

A apresentação de Kdu, um dos principais nomes do empreendedorismo de periferia no Brasil, que chegou a tatuar a casa na própria pele, integra a programação proposta pela Casa São Paulo SPXP, uma iniciativa que visa mostrar a diversidade e o potencial da cultura brasileira no SXSW.

A Casa do Pomar do Cafezal, no Aglomerado da Serra, em BH, foi eternizada na pele do artista Kdu dos Anjos, gestor do centro cultural Lá da Favelinha. Essa foi a forma encontrada por ele para eternizar o título de "Casa do Ano", prêmio internacional de arquitetura do ArchDaily. pic.twitter.com/k3pZfGCDeZ

— O Tempo (@otempo) February 23, 2023