história

Livro reconta a história de uma das escolas de dança mais tradicionais do Brasil

Obra da bailarina, coreógrafa e artista plástica Tânia Mara Silva Meireles retrata como o Studio Anna Pavlova muda o cenário das artes em Minas e no Brasil, ao abrir as portas para outros estilos de dança

Por FM O TEMPO
Publicado em 19 de abril de 2024 | 20:14
 
 
A autora Tânia Mara Silva Meireles Foto: Guto Muniz/Divulgação

O lançamento do livro  “Studio Anna Pavlova: uma escola de dança para a vida inteira”, Dança, Memória, Artes, de Tânia Mara Silva Meireles será neste sábado (20), em Belo Horizonte. A obra destaca fatos marcantes na trajetória desta que é uma das primeiras, senão a primeira escola de dança profissionalizante de Mimas Gerais.

O evento aberto ao público será realizado das 11h às 14h, na Livraria da Rua, na rua Antônio de Albuquerque, 913 - Funcionários.

O Studio Anna Pavlova sob comando das bailarinas integrantes, Dulce Beltrão e Sylvia Calvo, dirigida pelo Professor Carlos Leite, inovou em em vários sentidos, em feitos marcantes ao longo desta trajetória. Abriu suas portas para outros estilos de dança, além do bale clássico, em uma época que a sociedade ainda não estava aberta à essa arte (final da década de 1960, início da década de 1970); formou e suportou o grupo amador de dança, que em menos de 5 anos se transformou no Baleteatro Minas, considerada pela crítica nacional como uma das três melhores companhias de dança do Brasil; abriu turma só de rapazes; iniciou um criterioso curso de baby-balé e ginásttica estética para as mães, enquanto estas esperavam suas filhas fazerem aula.

Também foi pioneira na oferta de curso de afro e capoeira na cidade. Projetava filmes de dança, em uma época que nada, ou quase nada vinha até Belo Horizonte. Tudo isso sem patrocínio ou leis de incentivo, que sequer existiam.

Da escola do Studio Anna Pavlova e da Escola de Dança Moderna Marilene Martins por volta de 1974, saíram bailarinos que formaram o Grupo Corpo em 1975.

A obra, um marco

O livro “Studio Anna Pavlova – uma escola de dança para a vida inteira” torna visível e publicamente disponível a trajetória e a vitalidade do trabalho desenvolvido no campo da dança pelo curso livre de dança Studio Anna Pavlova, significativo espaço artístico-cultural de formação, prática e fruição da dança na cidade de Belo Horizonte.

Inaugurado em 1967, surgiu em um panorama histórico imerso na carência de cursos livres de dança que ofertassem práticas diversas à Dança Clássica. Fundado pelas artistas bailarinas Dulce Beltrão e Sylvia Calvo, o Studio se constituiu em uma das principais escolas de dança artística profissionalizante da capital mineira, desenvolvendo sua própria metodologia de ensino e de ações formativas de maneira consciente, sensível e acolhedora. O livro é fruto de um projeto pessoal, que tomou corpo e concretizou-se por meio de uma pesquisa de Pós-Doutorado, aprovada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO).

A autora

Tânia Mara Silva Meireles é natural de Belo Horizonte (MG). Bailarina, Coreógrafa, Maître de Ballet com formação nacional e internacional. Graduou-se em Artes Plásticas, com habilitações em Pintura, Desenho e Licenciatura. Possui mestrado e doutorado pelo PPGArtes-EBA/UFMG, e pós-doutorado pelo PPGAC-UNIRIO (RJ).

É docente efetiva de Estudos Corporais do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes/UFMG desde 2005, dedicando-se à pesquisa da memória da Dança Artística em Minas Gerais e à Preparação Corporal de artista cênico. Áreas de atuação: Artes, Educação e Cultura, como Consultora, Jurada e Parecerista.

“Studio Anna Pavlova: uma escola de dança para a vida inteira”
Autora: Tânia Mara Silva Meireles
Sábado, 20 de abril, das 11h às 14h
Livraria da Rua – R. Antônio de Albuquerque, 913 - Funcionários, Belo Horizonte - MG