João Gilberto Noll (1946-2017) deixou mais do que 18 livros publicados. Há ainda algumas entrevistas inéditas, como mostra agora o título “Canção de Amor para João Gilberto Noll”, organizado pelo escritor e professor da UFMG Luis Alberto Brandão, o qual será lançado hoje no Jockey Café. Além desses diálogos que ainda não haviam sido publicados, permanecem, entre o legado de Noll, os laços criados por sua literatura.

Prova disso é a série de novos textos que também compõe o trabalho organizado por Brandão. Alguns dos nomes que contribuíram com esse projeto foram Sérgio Sant’Anna, Ana Martins Marques e Eduardo de Jesus. Já Julia Panadés e Luísa Rabello, além da palavra escrita, trouxeram para o volume composições visuais. 

O traço em comum dentre todas essas perspectivas, de acordo com Brandão, é a relação apaixonada de cada um dos participantes com a ficção de Noll. “Cada uma dessas paixões, contudo, são vivenciadas de um modo muito singular. Aliás, o que define a paixão é essa singularidade. Outra característica que atravessa todos os trabalhos é o exercício de liberdade. Cada um dos participantes se sentiu à vontade para dizer o que quiser e experimentar”, pontua.

Dessa forma, “Canção de Amor” amplia o escopo do trabalho para além do enfoque acadêmico e traz também relatos pessoais de Brandão, que conviveu com Noll, mantendo com ele uma relação profissional e de amizade. “Em 2017, eu fui convidado a fazer uma homenagem ao Noll, e o livro é fruto disso. Mas, além da minha visão sobre ele, eu acabei somando outras vozes”, completa Brandão. 

Agenda
O quê. Lançamento de “Canção de Amor para João Gilberto Noll” 
Quando. Hoje, às 11h
Onde. Jockey Café (rua dos Inconfidentes, 871, Savassi)
Quanto. Entrada gratuita