O meme “Quando eu cheguei aqui, era tudo mato!” pode ser usado para descrever a trajetória profissional do youtuber e influenciador digital Lucas Rangel. Hoje com 24 anos, o mineiro de Belo Horizonte foi um dos pioneiros na produção de conteúdo para a internet no Brasil. “Eu comecei a gravar com 16 anos, eu estava no ensino médio, e eu não tinha ideia do que eu ia fazer na faculdade (risos)”, disse ele, em entrevista ao jornal O Tempo e ao Super Notícia. E o sucesso veio! Atualmente, Lucas é um dos principais criadores de conteúdo na internet no país e desenvolve muitos projetos para o canal que mantém no YouTube.

“Eu comecei por lazer”, contou Lucas, que disse que na época a profissão de criador de conteúdo não era famosa nem valorizada. O começo foi no Vine, extinta plataforma de vídeo do Twitter. Era lá que o então adolescente postava pequenas histórias do cotidiano filmadas, interpretadas e editadas por ele. “Depois eu abri meu canal no YouTube e, só depois eu comecei a aparecer em todas as redes sociais. Então digamos que não houve um momento específico para cada, só fui seguindo o fluxo de me tornar multiplataforma mesmo”, explicou o mineiro, que só no YouTube possui 10,5 milhões de inscritos na plataforma e 1,7 bilhões de visualizações. No Instagram, o influenciador digital tem 17,3 milhões de seguidores, e, no TikTok, 16,1 milhões.

Os vídeos caseiros, feitos com um celular, no início da carreira, deram lugar a grandes produções, como, por exemplo, o reality de sobrevivência “A Ilha dos Famosos”, que já tem três temporadas - a última estreou em julho. Neste ano, o programa, que é apresentado por Lucas, reuniu seis competidores, entre ex-participantes de realities e nomes já conhecidos na internet (Gizelly Bicalho, JP Gadelha, MC Loma, Beca Barreto, Nilson Neto e Fael Gomes), que se enfrentaram em provas em busca do prêmio de R$ 50 mil. Os oito episódios estão disponíveis no canal no YouTube do influenciador mineiro. 

“Eu amo esse reality de paixão, é o meu favorito, é o meu xodó”, afirmou ele. “Neste ano foi a terceira edição, foi a nossa maior edição também, maior prêmio, maior investimento na produção… Estou apaixonado, e muito grato pelo resultado também”, acrescentou o youtuber. Entretanto, no catálogo de produções, há um conteúdo que é o favorito de Lucas. “Eu amo fazer os testes, onde eu testo os brinquedos, os gadgets, coisas tecnológicas, coisas inovadoras… eu gosto de testar umas coisas surpreendentes”, contou. 

Para dar conta da demanda de trabalho, Lucas Rangel “profissionalizou” o trabalho. Hoje, ele conta com uma equipe de 16 pessoas na empresa que criou. “A gente está construindo um prédio, que deve ficar pronto no começo do ano que vem”, adiantou o youtuber. A sede será em Belo Horizonte. Ele conta que gosta de estar envolvido em todos os processos da empresa, mas que nem sempre isso é possível. “Eu às vezes me ocupo mais com o lado criador de conteúdo e menos com o empresário. Mas tem pessoas que vão fazer esse papel pra mim, de organizar as coisas. Eu sempre estou de olho, e quando posso, eu fico por dentro das coisas. Vamos dizer que eu me divido em 20 Lucas Rangeis (risos)”, comentou.

 

Vida pessoal X vida profissional

Lucas Rangel contou que a rotina de trabalho é extremamente envolvida com a rotina pessoal, e que não consegue separar uma da outra. “Inclusive, se alguém souber como separar, pode me mandar um e-mail que eu vou mandar um pix bem bacana para a pessoa (risos)”, brincou.

“Quando você é um influenciador, um criador de conteúdo, a sua vida é o seu conteúdo; o seu dia a dia é o que você vai demonstrar. E isso não deixa de ser o meu pessoal. Óbvio que tem uma coisinha ou outra que a gente consegue segregar, mas acaba que a maioria a gente acaba sacrificando pelo conteúdo”, explicou o youtuber. “Tem seu lado ruim? Tem! Mas no final eu só vejo vantagem”, contou ele, que disse que, assim, se sente mais próximo das pessoas. Em junho deste ano, Lucas Rangel compartilhou uma foto com Lucas Bley e tornou público o relacionamento dos dois. Na época, o influenciador agradeceu, no Twitter, o apoio que recebeu de fãs e seguidores.

Por outro lado, admite Lucas, há as cobranças das pessoas. “As pessoas cobram posicionamento, cobram informação, cobram atualização, coisas às vezes exageradas e aleatórias que não cabem a mim. Eu não sou o presidente do país, eu não sou a rainha Elizabeth”, pontuou ele. “Mas sim, entendo que cabe a gente, que tem uma grande plataforma e um grande alcance, dar voz. Então hoje eu entendo que precisamos dar voz a muitas coisas e uso minha plataforma para isso também”, frisou o influenciador mineiro, que disse já estar acostumado com as cobranças do público.

Projetos

Na “fábrica” de Lucas Rangel, as ideias não param de pipocar. “Tenho novos projetos e trabalhos, mas não posso adiantar. Porque parece que quanto maior fica o negócio, quanto maior sua plataforma fica, ‘quanto mais famoso você fica’, mais burocrático ficam as coisas, né?”, disse o youtuber. “Mas tem coisas vindo aí sim, coisas bem incríveis”, garantiu.

Ele, que já apresentou o “Rangel, Câmera, Ação!” (SBT, 2016) e o “Só Pra Parodiar” (Multishow, 2018), não descarta voltar à televisão no futuro. “É uma experiência super divertida, eu amo”, avaliou. “Se eu tenho um sonho? Não tenho, porque eu já experimentei. Mas dependendo seria um novo desafio, dependendo do que caísse nas minhas mãos. Então, quem sabe, né?”, afirmou ele.

 

“Hoje, o Lucas Rangel é um criador de conteúdo, é empresário, uma pessoa muito feliz, satisfeita com a vida, que busca trazer mais alegria e sorrisos e piadas para as pessoas de casa, de forma saudável”, definiu ele. “Eu tenho muitos sonhos e estou disposto a fazer de tudo para alcançá-los”, afirmou.