Em cerca de 15 dias, as paredes externas do Shopping Xavantes, localizado no centro da capital, vão estar completamente repaginadas a partir de um mural que começa a ser realizado nesta segunda-feira (8) pelo artista Fhero. Ele foi convidado por Juliana Flores, uma das realizadoras do Circuito Urbano de Arte (Cura), que foi responsável por colorir a paisagem urbana de Belo Horizonte com vários murais concebidos nas empenas de prédios do centro da cidade.
Integrante da equipe da Pública Agência de Arte, Juliana procurou Fhero, a partir de um pedido feito por Leonardo Furman, administrador do Shopping Xavantes. Autor de mais de dez murais localizados especialmente na região de Venda Nova, Fhero vê este trabalho como uma oportunidade.
“Nós que trabalhamos com grafite e pintura sempre desejamos poder fazer algo assim de maior magnitude. Então, um mural como esse nos possibilita exercer essa tarefa, o que é bacana pra caramba”, comemora Fhero.
Ele vai pintar 1.200 metros quadrados de superfície e vai contar com uma equipe de três pessoas fixas, além de outros possíveis colaboradores para entregar o mural no próximo dia 23. “Eu fui até o espaço para ver todo o tamanho, a textura, reconhecendo as características de cada uma das paredes que vamos intervir. Em parte delas, por exemplo, há muitas janelas, em outras, menos. Então, nesta nós vamos concentrar as pinturas mais complexas”, explica o artista.
Com o desenho final já definido, Fhero detalha que procurou apresentar uma composição capaz de expressar valores como o respeito à diversidade e à igualdade. “Eu vou partir da figura de uma mulher negra para tratar da diversidade racial, cultural e de gênero que marca não só Belo Horizonte mas o nosso país como um todo. Vou também pintar dois pardais que simbolizam essa questão da liberdade”, completa Fhero.