Cao Hamburger

Descaso com o infantil 

Criador de “Que Monstro te Mordeu?”, diretor critica postura da TV aberta

Qui, 12/11/15 - 03h00
Na briga. Série de Cao disputa prêmio APCA, mas em categoria diferente | Foto: tv cultura

São Paulo. Uma das mais comentadas estreias infantis de 2015, “Que Monstro te Mordeu?” está concorrendo a melhor programa de TV no Troféu APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Com a extinção, neste ano, da categoria destinada para a TV infantil, a série vai concorrer com o reality show culinário “MasterChef” (Band), o humorístico “Zorra” (Globo) e as séries “Lucky Ladies” (Fox) e “Todas as Manhãs do Mundo” (Nat Geo).

Criador da atração, o diretor Cao Hamburger não esconde o incômodo com a seleção. “Fiquei surpreso com os concorrentes. É uma salada de programas que não têm nada a ver um com o outro”, lamenta ele, ponderando a relevância de ser indicado pela associação. “Há muita coisa de qualidade na TV brasileira. Me causou surpresa um prêmio tão importante não dar o devido valor (aos programas). Mas ‘bora’ concorrer com o ‘MasterChef’ e com o ‘Zorra’. Não sei que critérios eles vão usar para julgar isso”, alfineta.

Exibido na TV aberta pela Cultura e na paga pelo Discovey Kids, “Que Monstro te Mordeu?” se passa no Monstruoso Mundo dos Monstros, uma terra onde criaturas de todas as formas, cores e personalidades acham que seres humanos não existem. É lá que vive Lali, protagonista interpretada por Daphne Bozaski, que atua ao lado de 22 bonecos.

Idealizador do “Castelo Rá-Tim-Bum”, Cao aponta uma tendência de descaso com a programação infantil, não só de entidades e críticos, mas das próprias emissoras. “O fato de a APCA não ter mais a categoria infantil é um erro. Os críticos paulistas estão repetindo o que a TV está fazendo, que é desprestigiar a produção infantojuvenil brasileira, que, no entanto, está indo muito bem nos canais pagos”, aponta. “Os críticos estão fechando os olhos para isso”.

Sucesso na TV paga, a série acaba de estrear em toda a América Latina, com dublagem em espanhol. Em 2016, a atração deve ganhar uma coleção de livros. Mesmo assim, ainda não há a certeza de uma segunda temporada. “Não há nada definido por causa desse cenário tenebroso da economia. Há chance de renovar com os dois canais, mas ainda estamos conversando”, justifica o diretor.

 

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