Vídeos curtos, leves e divertidos, com foco em entretenimento. O Tiktok tem se tornado uma espécie de passatempo e refúgios dos brasileiros confinados e à procura de diversão durante o isolamento social por causa do coronavírus.

Dominado pela geração Z, o aplicativo é usado por profissionais e leigos e tem divertido muita gente – de modelos a fashionistas, passando por cantoras e atrizes –, como o casal Hailey e Justin Bieber, que viralizaram nas redes. É como fazer uma coreografia de “Macarena” ou do rapper Soulja Boy, que sabemos de cor e salteado quando toca a música, mas com um pouquinho mais de efeito e com um toque de humor.

Lançado na China em 2016 e no mercado internacional um ano depois, o TikTok se tornou um dos aplicativos de mídia mais baixados no mundo e tem se transformado em um termômetro de tendências. No ano passado, por exemplo, a canção “Old Town Road”, do rapper norte-americano Lil Nas X, surgiu na plataforma e foi a música que ficou mais tempo em primeiro lugar na lista de mais tocadas dos Estados Unidos.

Com mais de 800 milhões de usuários no mundo, a rede social realmente tem exercido uma inegável influência na música e no audiovisual. De acordo com Rodrigo Barbosa, gerente de comunidade do TikTok, o aplicativo se tornou um “companheiro dos usuários nesta quarentena”. E o Brasil é um dos cinco maiores mercados do mundo para a empresa.

Em meio a essa onda, vários artistas têm se rendido a essa rede social. Famosos como Maisa, Whindersson Nunes, Luísa Sonza e Marília Mendonça aderiram ao formato e parecem ter encontrado no TikTok o lugar perfeito para se mostrarem nas versões mais originais — e engraçadas — de si mesmos. Mas não só isso. Claudia Leitte, por exemplo, escolheu o aplicativo para fazer sua primeira live com fins beneficentes nesta quarentena.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

meu querido, eu sou cantora

Uma publicação compartilhada por +A (@maisa) em 4 de Mai, 2020 às 8:11 PDT

A atriz Larissa Manoela, com 8 milhões de seguidores, e as cantoras Simone (da dupla com Simaria) e Anitta, com 3,5 milhões, estão entre os brasileiros mais populares na plataforma, sendo acompanhados por milhões de fãs dispostos a perder, o amigo, mas nunca uma boa piada.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

I WANT IT ALL 🙌 Na melhor companhia da quarentena ♥️ @leocidade @ashleytisdale @mrgrabeel ✨

Uma publicação compartilhada por Larissa Manoela (@larissamanoela) em 4 de Mai, 2020 às 4:33 PDT

Quem também se rendeu ao TikTok foi a apresentadora Fernanda Keulla. A ex-BBB mineira está passando a quarentena em Carmópolis de Minas, na região Centro-Oeste do Estado, com a família.

“Eu comecei a usar o TikTok em janeiro deste ano. De tanta gente falar, eu fui conferir e me apaixonei. Eu vou na parte de explorar o conteúdo e vou assistindo. Você não precisa ser influenciador nem fazer coisas supereditadas e pensadas, só precisa se divertir. Eu amo as dublagens. Eu acho que cada rede social tem seu lugar e seu porquê. No momento estou me divertindo mais com o TikTok, vejo os desafios feito pelas famílias, entre irmãos, sobre a novela, os boys dançando, eu adoro”, conta.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ALGUÉM MAIS? 🤷🏼‍♀️ CANTA COMIGO!! Gente quem já segue essa TIkToKeur me avisa aqui! 👇🏼 #quarentena #trouxa #Keulla 👑

Uma publicação compartilhada por Fernanda Keulla (@fernandakeulla) em 13 de Mai, 2020 às 6:44 PDT

Outra mineira que não sai mais do Tiktok é Paula Fernandes. Ao lado do namorado, a cantora grava desafios faxinando a casa, trocando de roupa com o amado e respondendo a curiosidades. “Me divirto muito com o TikTok, acho uma rede social fascinante. Assisto de tudo lá, acho os vídeos muito engraçados”, disse.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comemorando mais um mês de namoro... te amo meu amor ❤️ #tiktok #emcasa

Uma publicação compartilhada por Paula Fernandes (@paulafernandes) em 12 de Abr, 2020 às 4:23 PDT

“Eu Nunca, Eu Já”

Um dos sucessos do TikTok no Brasil é o desafio do “Eu Nunca, Eu Já”, em que as pessoas vão respondendo às perguntas feitas na música e dizem se já fizeram ou passaram por alguma situação ou não, como criar um perfil fake só para stalkear ou namorar duas pessoas ao mesmo tempo, como confessou durante o desafio na semana passada a atriz Deborah Secco.

A responsável pelo sucesso é a carioca Marcelle Dias, de 16 anos. Artisticamente conhecida como Angel, a adolescente é a responsável pelos mais de 500 mil vídeos publicados na plataforma – incluindo artistas como Lexa, a cantora Simone, Pyong Lee e sua mulher, Sammy, e Preta Gil – com a trilha sonora do momento.

Nascida em Campo Grande, Angel se surpreendeu quando viu que a canção viralizou. Só o lyric video no YouTube já tem mais de 400 mil visualizações. "Eu queria muito que as pessoas que estão em casa por causa da quarentena, tivessem um minuto de diversão com essa música. Aí, aproveitei que veio a inspiração e fiz. Pensei em coisas que eu já fiz e outras pessoas também e pronto. Eu compus pensando em jogar no TikTok sim, mas, óbvio que eu não imaginava que seria isso tudo. Do nada vi as pessoas compartilhando, dançando, artistas brincando também, foi tudo”, afirmou.

E, se todo mundo já brincou, Angel não pode escapar. A cantora confessou que já fez grande parte dos desafios da música. “A maioria sim, mas nunca dei PT nem sai escondido pra beber. Não bebo. Essa daí eu coloquei para os maiores de 18 mesmo ”, brinca.



Entenda o aplicativo
O TikTok é uma rede social de vídeos curtos. A plataforma permite que os usuários criem e editem vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, usando recursos como fast-forward, câmera lenta, filtros e fundos musicais.

No fim de 2019, a rede alcançou a marca de 1,5 bilhão de downloads. Em janeiro deste ano, foi eleito o aplicativo mais baixado do mundo. Em abril, estava atrás somente do WhatsApp e do Facebook Messenger, de acordo com relatório da SensorTower Analytics.

Na plataforma, é possível fazer dublagens de áudio, conteúdos interativos com filtros especiais e “challenges”, como são chamados os desafios criados por um usuário para que outros façam suas próprias versões.

O aplicativo pode ser baixado no Google Play, para usuários do Android, e na App Store, para usuários do sistema iOS.

Afinal, qual o motivo do sucesso?

Na opinião do professor de redes sociais da ESPM e diretor de conexões da Agência3, Willian Rocha, o fenômeno se firma como celebração da cultura do remix.

"Antes mesmo da informação, a principal busca do brasileiro nas redes sociais é por entretenimento. Começou como uma rede social voltada para o público adolescente chinês ávido por experimentar coisas novas. No Brasil, o fenômeno foi o mesmo: jovens experimentando em um primeiro momento porque é algo novo e porque estavam longe dos mais velhos. Não tem a família no Tiktok para fiscalizar", avalia o especialista. 

"Só que conteúdos criativos transbordam e foram sendo compartilhados em outras redes, Whatsapp e Instagram. Nesse processo de popularização vai se expandindo o público. Era um movimento que já iria acontecer mas claro que se acelerou e foi mais intenso agora, porque as pessoas estão sendo obrigadas a buscar novas formas de se entreterem e divertirem. Sobra tempo", completa.

No Brasil, por enquanto, a plataforma concentra mais vídeos de música e de humor. Mas não é só dancinha que tem no Tiktok. O influencer norte-americano Humphrey Yang tem criado vídeos pelo aplicativo sobre educação financeira. Em seus vídeos, ele explica como é calculado o preço de um diamante e quanto alguém poderia faturar se decidisse se tornar um franqueado do Taco Bell. 

"Acredito que veio e vai se manter. A tendência com o aumento do processo de isolamento é crescer ainda mais. É uma plataforma que já nasceu gigante, tem uma base de usuários enorme na China, se mantém independente do grupo do Facebook resolver 'copiar' em suas plataformas. O pós pandemia, que vai ser o novo normal, ninguém sabe como será, mas o que vemos é um reforço de aumento de faturamento e tempo gasto no whatsapp e aplicativos de reuniões, como o Zoom. Tudo é feito em um mesmo lugar e mesmo ambiente. O Tiktok não é sobre tecnologia, mas sim sobre comportamento, em como as pessoas estão buscando novas formas de entreter", pontua Rocha. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

🏡🥰👦🏻 nosso pacotinho !

Uma publicação compartilhada por isis valverde (@isisvalverde) em 12 de Mai, 2020 às 2:53 PDT

Minientrevista
Rodrigo Barbosa - Community Manager do TikTok (Gerente de Comunidade do TikTok)

A que vocês creditam o sucesso do TikTok no Brasil, principalmente nesta quarentena?
O TikTok removeu as barreiras para a criação de conteúdo, fornecendo ferramentas fáceis de edição no aplicativo, efeitos sonoros, filtros e muito mais, para que os usuários possam criar rapidamente videoclipes curtos e de alta qualidade que podem ser compartilhados instantaneamente, um recurso importante para a geração atual. O formato exclusivo do TikTok, sua diversidade de conteúdo e tom alegre estimula e reflete o entusiasmo de novos públicos na plataforma. Acreditamos que existe um enorme potencial para o TikTok permitir que mais usuários no Brasil e na América Latina mostrem seus talentos e criatividade a um público novo e global. O que realmente comoveu nosso time durante esse tempo foi ver a comunidade TikTok se unir - a maneira como a comunidade se eleva, mostrando compaixão, força e solidariedade, foi inspiradora. O TikTok tem sido um lugar seguro para a comunidade mostrar que estamos todos na mesma situação. Fizemos uma série de desafios com os quais a comunidade pode se envolver durante seu período de 'isolamento social'. Um exemplo é nossa parceria com a OMS, lançamos o desafio #MãosSeguras para engajar e incentivar hábitos de higiene de uma maneira divertida e alegre do TikTok. O desafio alcançou 4,7 bilhões de visualizações até o momento, com muitas celebridades conhecidas envolvidas no desafio também.

Qual o principal público do TikTok?
Os Millenials e a Geração Z desfrutam especialmente de nossa plataforma, mas podemos afirmar que há uma diversidade incrível em nossa comunidade global em termos de idade, etnia e carreiras e muito, muito mais.  De certa forma, há algo para todos no TikTok e os brasileiros de todas as esferas da vida estão mostrando sua criatividade seu cotidiano de maneira única, inspirando os outros através de suas experiências positivas e alegres.

Quais tipos de vídeos são publicados com mais frequência na plataforma?
Conteúdos de comédia, maquiagem, esportes, jogos, DIY e clipes rápidos do dia a dia, o TikTok apresenta uma gama diversificada de conteúdo criativo que fornece inspiração para seus usuários, de todas as idades e gerações - tudo através de uma experiência leve e super fácil de navegar pelo aplicativo.

É possível utilizar o TikTok para promover empresas ou artistas?
Cada vez mais empresas buscam o TikTok no Brasil para atingir e interagir com seus públicos. Trabalhamos com muitos parceiros e marcas, incluindo marcas brasileiras icônicas como Guaraná Antarctica e Havaianas. Recentemente, assinamos uma parceria com o Big Brother Brasil, propondo um desafio para os finalistas do programa. As marcas veem o TikTok como uma maneira interessante de alcançar e se envolver com um público mais amplo. O TikTok também trabalhou com artistas brasileiros como Anitta e Dennis DJ e Luan Santana, e globalmente com artistas como BTS.

Qual a representatividade do Brasil para o TikTok?
Desde o nosso lançamento aqui, recebemos uma resposta muito positiva do mercado e estamos entusiasmados com o forte engajamento de nossa comunidade brasileira e a contínua tendência de crescimento no país. Embora o TikTok seja uma plataforma global, estamos comprometidos em construir uma experiência local personalizada, independentemente do mercado em que operamos. Temos uma estratégia local forte, na qual incentivamos os usuários a criar conteúdos relevantes para sua cultura e tendências regionais. Estamos focados em nosso aplicativo, fornecendo aos nossos usuários uma excelente experiência  dentro da plataforma e continuamos a introduzir novos recursos, a fim de mantê-los motivados a criar e compartilhar seus conteúdos de maneira criativa e abrangente. O TikTok fornece uma experiência sem esforço, fácil de usar. O TikTok reduziu a barreira entre consumo e criação de conteúdos, oferecendo aos usuários uma experiência de visualização atraente e personalizada. É fácil encontrar e desfrutar de conteúdos divertidos, inesperados e personalizados. Tudo que você precisa fazer é deslizar. Continuaremos lançando recursos novos, divertidos e empolgantes, que refletem as necessidades dos usuários, além de fornecer as ferramentas e os recursos para que os usuários criem conteúdo melhor e de alta qualidade.