Música

Graveola se despede de Luiz Gabriel Lopes nesta quinta

Em clima de celebração à música, show acontece no Theatro Cine Brasil Vallourec e também marca os 15 anos da emblemática banda belo-horizontina

Por Bruno Mateus
Publicado em 18 de abril de 2019 | 03:00
 
 
Banda conquistou seu espaço no cenário da música nacional Sueli Marmota/Divulgação

“Temos a mania de entender a ruptura com melancolia, mas podemos inverter e achar que é a possibilidade de uma iluminação.” A frase de José Luis Braga resume bem o momento do Graveola. A banda belo-horizontina completa 15 anos de estrada em 2019 e, ao mesmo tempo, vê Luiz Gabriel Lopes, membro-fundador, compositor, guitarrista, vocalista e um de seus motores criativos, deixar o grupo. 

No entanto, não há espaços para lamentos. E não poderia ser diferente. Depois de cinco álbuns, um EP, excursões por Argentina, Estados Unidos e centros culturais da Europa – como Portugal, Inglaterra, Itália, França e Alemanha – e um reconhecimento nacional, o Graveola fincou seu nome no cenário de uma Belo Horizonte que se reinventou artisticamente pelas mãos e mentes de uma nova geração de artistas.

O show de hoje, no Cine Theatro Brasil Vallourec, é encarado como uma celebração a esse período e aos novos tempos. O time que sobe ao palco conta ainda com Bruno de Oliveira (baixo e vocais), Gabriel Bruce (bateria e vocais), Luiza Brina (percussão, cavaco, escaleta e vocais) e Henrique Staino (saxofone, teclado e escaleta).

A noite também será voltada para relembrar a contribuição de cada integrante que passou pelo Graveola, como Luiz Gabriel e José Luis Braga fazem questão de destacar em entrevista ao Magazine “Está um astral muito tranquilo, que faz jus à nossa irmandade. Essa separação exige um crescimento interior e artístico. É um desafio”, diz Lopes.

É significativo e natural que o show de despedida de Luiz Gabriel Lopes seja em BH, cidade que viu a banda evoluir, adquirir maturidade e competência artística. Para os músicos, será a oportunidade de estar junto de pessoas que acompanhar todo esse processo. 

“Nós dois temos uma identidade muito forte, claro que vou ficar emocionado demais cantando as músicas com ele, mas sei que são coisas que fazem parte da transição”, afirma Braga, guitarrista, vocalista e agora o único fundador a seguir com a banda. “Será um grande ritual de celebração: o final de um clico, e o início de outro”, conclui Luiz Gabriel Lopes.

Lançamento

Mesmo com a saída de Luiz Gabriel Lopes, o Graveola continue firme na estrada e, de acordo com José Luis Braga, a banda prepara um novo álbum para o início do segundo semestre. O sexto disco do agora quinteto já está em fase de produção. Na noite de hoje, inclusive, o grupo inaugura a campanha de financiamento coletivo para conseguir fundos. 

Minientrevista

Luiz Gabriel Lopes 
Fundador do Graveola e integrante do Rosa Neon

O que fica de mais marcante desses 15 anos com o Graveola?

Uma vivência gigantesca, um aprendizado muito grande do que a estrada traz e permite. Foi um período de muito crescimento como indivíduo, como artista, como grupo, e uma época que fomos porta-vozes de uma geração, de coisas que começaram a acontecer em Belo Horizonte, da cultura da cidade, do que se produziu aqui e atingiu lugares muito especiais. A banda tem uma importância muito grande nesse contexto. Teve todo um caldo de cultura que também se transformou em possibilidades fora do Brasil. 

Por que a decisão pela saída da banda?

A vida artística tem muito essa questão de se colocar em risco, isso sempre me pareceu um combustível, de me tirar do lugar de conforto. Sair do Graveola tem a ver com isso, de investigar outras possibilidades de quem eu sou artisticamente, mas com muita gratidão e alegria por ter feito parte disso.

Quais são seus planos daqui pra frente?

Tenho essa história com a Rosa Neon, um desafio e renovação de estética e de linguagem. Além disso, estou encerrando o ciclo do “Mana”, meu terceiro disco solo. E, no fim de abril, vou fazer uma residência artística em Portugal. (BM) 

Serviço

O quê

Graveola – Show de despedida de Luiz Gabriel Lopes.

Quando

Hoje, às 20h.

Onde

Cine Theatro Brasil Vallourec (av. Amazonas, 315, centro).

Quanto

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).