A coleção Circuito Atelier, dedicada a documentar vida e obra de importantes nomes das artes visuais do país, presta agora uma homenagem ao artista plástico, professor e designer mineiro Rui Santana.

Organizado por Mateus Santana, filho de Rui, e pelo poeta Luiz Edmundo Alves, o 47º volume da coleção conta a trajetória do artista, natural de Juiz de Fora e falecido em dezembro de 2008 em Belo Horizonte, vítima de um câncer de pele.

"O Fernando Pedro (coordenador do projeto Circuito Atelier) tinha uma relação estreita com o meu pai e desde 2008 conversamos informalmente sobre a ideia de realizar esse trabalho", conta Mateus Santana.

Segundo ele, o livro reconta o caminho de Rui Santana e as diversas fases de sua criação artística, além das atividades como incentivador das artes (ele foi um dos realizadores da 1ª Bienal Internacional do Graffiti) e de sua atuação como professor.

"O Luiz Edmundo Alves, responsável pela pesquisa sobre a trajetória do meu pai, era um grande parceiro dele em várias coisas e viveu de perto sua produção. Portanto, o livro é bem fiel", afirma Santana.

Audiovisual. Na ocasião do lançamento, haverá exibição de um vídeo sobre o artista, coordenado por Mariana Tavares, mostra de trabalhos de Rui Santana, além da inauguração de uma exposição virtual no site da editora (www.comarte.com).

As obras do artista integram o acervo de importantes instituições, como o da Fundação Clóvis Salgado, Museu da Casa Brasileira (SP), Instituto Cultural Itaú (SP), dentre outras. "Temos um rico acervo e o caminho é a criação de uma fundação para mostrar para todos esse rico acervo", adianta Mateus Santana.

AGENDA

O que: Lançamento do livro "Coleção Atelier - Rui Santana" (Editora C/Arte, 96 pág, R$ 32)
Quando: Amanhã, das 10h30 às 14h
Onde: Condomínio Canto das Águas (alameda dos Jacarandás, 189, centro, Rio Acima)
Quanto: Entrada franca (confirmar presença pelo tel: 3491-2001)