Para iniciar as celebrações do seu centenário, a Academia Mineira de Letras traz hoje o jornalista Domingos Meirelles que faz o lançamento do livro "1930 - Os Órfãos da Revolução". No bate-papo, aberto para todo o público, o autor fala também sobre a obra "As Noites das Grandes Fogueiras - Uma História da Coluna Prestes", de sua autoria.
Espécie de seqüência de "As Noites das Grandes Fogueiras", que narra as origens da Coluna Prestes, "1930" analisa o período posterior ao movimento dos tenentes do exército brasileiro desde o exílio, em 1927, até o retorno clandestino ao Brasil para deflagrar a revolução que depôs o presidente Washington Luís. "O livro aborda os rebeldes no exílio, na Argentina, e suas reuniões. Expôe a conjura com todas as misérias e situações de uma conspiração. São os mesmos integrantes da Coluna Prestes, que voltam ao país clandestinamente", afirma Meirelles.
Após rigorosa pesquisa e diversas entrevistas, a obra reúne testemunhos, relatórios oficiais e uma vasta documentação do período, reconstituindo o cenário político, econômico e social que culminou com a revolução de 1930. "É um cruzamento de leituras. São personagens envolvidos na mesma história. Portanto, temos relatos de Dom Sebastião Neves, de funcionários do Palácio do Catete envolvidos nos bastidores, de Otávio Mangabeira, por exemplo. É uma obra permeada por diferentes olhares", explica.
Além de apresentar fatos de um importante momento da história, Meirelles propõe uma reflexão do cenário atual do país. "A lição é que as questões importantes não mudam", diz. (FC)
AGENDA
O QUE: Lançamento do livro "1930 - Os Órfãos da Revolução" (Editora Record, 770 pág., R$ 69, 90), de Domingos Meirelles, com bate-papo com o autor.
QUANDO: Hoje, às 19h30 ONDE: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, 3222-5764).
QUANTO: Entrada franca.