Para uma geração de artistas e grupos de teatro de Belo Horizonte, o epicentro referencial da linguagem artística e de encontro de seus pares é o Galpão Cine Horto. É difícil ver um grupo com menos de duas décadas que em sua trajetória não tenha passado pelo espaço. Em 2018, o Cine Horto completa 20 anos marcados, sobretudo, por oferecer uma programação artística de qualidade, entre espetáculos e oficinas, e também por desenvolver projetos de suma importância para o cenário teatral de Belo Horizonte, como o Oficinão, o projeto 3x4, o Cena-Espetáculo, o Pé na Rua, entre outros.

E, certamente, uma das possibilidades mais frutíferas e abertas para se estabelecerem pontes entre as produções teatrais da cidade sempre foi o Festival de Cenas Curtas, que começa hoje no Galpão Cine Horto e também nos espaços parceiros que surgiram no Corredor da Leste: Gruta Casa de Passagem, Teatro 171, Zona Last e Santa. “Esses 20 anos representam a consolidação de uma geração de artistas e coletivos que se articularam e experimentaram uma forma de criação não só artística, mas de modos de gestão e produção, a partir de um pensamento colaborativo, coletivo e comunitário. A principal contribuição extrapola a esfera individual, pois aponta para a construção desse pensamento coletivo. E acho que vai além dos feitos cênicos, com grandes espetáculos de grupos que se formaram ali no Cine Horto. A experiência inspirou que outros espaços análogos a ele surgissem na cidade e comprovassem a vocação de teatro de grupo de Belo Horizonte”, destaca Leonardo Lessa, que participou da terceira edição do Oficinão e foi coordenador do espaço entre 2008 e 2014. O grupo de Lessa, Teatro Invertido, também participou do projeto 3x4 com a peça “Lugar Cativo”.

Vale dizer que o Galpão Cine Horto está umbilicalmente ligado ao Grupo Galpão, mas sua história demonstra o desejo de estender sua atuação como um verdadeiro centro cultural, mais efetivo, inclusive, que outros espaços ligados às esferas do poder público. Projetos ligados ao Cine Horto são responsáveis pelo pontapé inicial de muitos coletivos artísticos que por ele passaram, como Espanca, Conectores, QuatrolosCinco, Teatro 171 e tantos outros. “É o espaço para a experimentação dos grupos, no Oficinão, no (projeto) 3x4 ou mesmo para ensaiar. Tudo isso faz com que o Cine Horto seja padrinho de todos esses grupos”, assinala Marcos Coletta, integrante do grupo Quatroloscinco, coletivo que começou sua trajetória com a cena curta “É Só uma Formalidade”, em 2008. Há alguns anos, Coletta coordena o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT), que fica no segundo andar do Galpão Cine Horto e conta com acervo e biblioteca com títulos relacionados às artes cênicas.

Espaço espera ter um 2019 mais promissor

Apesar de recentemente ter passado pela experiência dolorosa de deixar alguns trabalhos importantes de lado, como o Cena-Espetáculo, a revista “Subtexto” e o Oficinão, Chico Pelúcio, coordenador do Galpão Cine Horto, aposta na permanência dos projetos para seguir adiante e manter o público formado ao longo da trajetória do espaço.

“O que nos motiva é a resistência. Consideramos superimportante manter a regularidade dos projetos, principalmente aqueles que envolvem muita gente. Se você para, recomeçar depois é quase como sair do zero. E o Cenas Curtas é uma de nossas prioridades”, destaca. Em 2019, com a celebração de 20 anos do festival, Pelúcio promete uma edição comemorativa maior que a deste ano e também sinaliza que alguns dos projetos importantes talvez sejam retomados e possam ser executados plenamente.

Outro aspecto que o coordenador considera central para pensar o futuro do espaço e da cultura no país é a construção de uma interlocução potente e constante com a educação para criar novas alternativas econômicas para os artistas. “Se não focarmos em projetos que visem à educação, estaremos sempre dependentes do poder público. É preciso criar uma relação direta de necessidade com o cidadão. Se de criança não se cria um hábito, a sensibilização para o que a arte oferece, o sujeito vai achar isso bobagem. Assim, ele não vai deixar de tomar uma cerveja para ver um espetáculo. É um caminho de longuíssimo prazo, mas que precisamos começar a batalhar”, destaca.

PROGRAMAÇÃO 19° FESTIVAL CENAS CURTAS

Quarta-feira (26)

19h30 - Rua Pitangui - Horto
Rolê - “Intervenção Vintage - por BeHoppers” (Belo Horizonte/MG)
 
20h - Teatro Wanda Fernandes, Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613)
Cena 1 - “Agô” - Direção: Patrícia Alencar - Teatro-Dança (Belo Horizonte/MG)
Cena 2 - “Canto ao Mar” - Direção: Ana Martins e Rikelle Ribeiro - Drama (Belo Horizonte/MG)
Cena 3 - “De Zé a Seu Zé, Dois de Nós Mesmos” - Direção: Ricardo Iazzeta e Sergio Siviero - Teatro-Dança (São Paulo/SP)
Cena 4 - “Encontros e desencontros de Fátima Bernardes”, do Coletivo Transborda - Direção: Thalita Motta - Teatro performativo (Belo Horizonte/MG)
 
Entreato
Lá da Favelinha

 
22h - Gruta - Rua Pitangui, 3613 C, ao lado do Galpão Cine Horto
Rolê - “O Corpo é o Universo em Transe” - Direção: Gabrieu e Letícia - Audiovisual e pintura (Belo Horizonte/MG)
 
Quinta-feira (27)

17h30
Cinema (2º andar Cine Horto)
Debate do Dia Seguinte com Clóvis Domingos

20h - Teatro Wanda Fernandes, Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613)
Cena 1 - “Viagem à Lua” - Direção: João Paulo Prazeres - Criação multidisciplinar (Belo Horizonte/MG
Cena 2 - “Axexê da Bailarina” - Direção e performance: Calu Zabel, Coletivo S/N - Dança (São Paulo/SP)
Cena 3 - “Ensaio sobre Fragilidade” - Direção: Mário Rosa (Belo Horizonte/MG)
Cena 4 - “Brasa”, Plataforma Doras - Direção e Dramaturgia: Luísa Bahia - Teatro Performativo (Belo Horizonte/MG)
 
Entreato
Simplesmente Marta

 
22h - Teatro 171 - Rua Capitão Bragança, 35, Horto
Rolê - “O Gigante Acordou - Fake news”, Escola de Arte Indisciplinada - Performance Criação: Erika Rohlfs, Gabriel da Luz, Guilherme Morais e Jonata Vieira
Performances convidadas 171: Parda (com Júnia Pereira) + Bonek Queer (com Ana Gabi, Rodrigo Carizu e Mari de Cassia) - (Belo Horizonte/MG)
 
Sexta-feira (28)

18h30 - Cinema (2º andar Cine Horto)
Debate do Dia Seguinte com Nina Caetano

21h - Teatro Wanda Fernandes, Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613
Cena 1 - “Aparecida”, Breve Cia - Teatro Negro - Direção: Adriano Borges - Drama (Betim-BH/MG)
Cena 2 - “Seguindo Passos”, TrupeZarpando - Dança, Teatro, Circo (Rio de Janeiro/RJ)
Cena 3 - “Para Rocío Jurado” - Direção cênica: Fabrício Trindade - Teatro Performático (Belo Horizonte/MG)
Cena 4 - “Manobras de McBurney Feliz!” - Direção: Lucas Arabi Vasconcellos - Performance (Belo Horizonte/MG)
 
23h - Zona Last  (Rua Pouso Alegre, 2952, Horto)
Rolê - “Sinal Vermelho”, Grupo Traços - Direção: Adriana Chaves, Ana Elisa, Daniele Fernandes e Saulo Calixto - Performance (Belo Horizonte/MG)

Sábado (29)

18h30 - Cinema (2º andar Cine Horto)
Debate do Dia Seguinte com Clóvis Domingos
 
21h - Teatro Wanda Fernandes, Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613)
Cena 1 - “Todas as Vozes, Todas Elas”, Grupo de Teatro Mulheres de Luta Ocupação Carolina Maria de Jesus - Cena-performance-manifesto (Belo Horizonte/MG)
Cena 2 - “Foi Só Pra Continuar Viva”, Transitório Encontro - Direção e dramaturgia: Débora Vieira - Comédia Dramática (Belo Horizonte/MG)
Cena 3 - “Verbal do Tempo” - Atuação e Auto-direção: Maria Clara Lemos - Teatro (Nova Lima/MG)
Cena 4 - “Pocilga”, Triunfo das Porcas - Teatro (Belo Horizonte/MG)
 
Entreato
Chico Pelúcio

 
23h - Santa - Rua Capitão Bragança, 15, Horto
Rolê - 1 - “Duelo de Egos” - Pseudo-DJs Paola Bracho e Petra Von Kant - Discotecagem (Minas Gerais)
 
Domingo (30)

Rua Genoveva - Horto
15h - Feira Queer + Kitutu
 
16h30
Cena 1 - “Minguante”, Alunos In-Cena - Drama (Teófilo Otoni/MG)
17h
Cena 2 - “Farrapo, o Palhaciclista” - Direção: Marcos Farrapo Fernandes - Teatro-Circo (Porto Seguro/BA)
17h30
Cena 3 - “Transvyadaji”, TRA (Trava Rangers do Apocalipse) - Performance (Florianópolis/Santa Catarina)
 
19h - Festa de encerramento
Prêmio Banana Rosa + Anúncio das Melhores Cenas
Discotecagem: dj anônimo + Supololo + Mientras Dura DJs
 
INGRESSOS

Cenas de Rua + Rolês + Feira Quarta Queer + Debate do Dia Seguinte: Entrada gratuita

Cenas de Palco + Festa de Encerramento*: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
* Quem apresentar um canhoto de qualquer dia do Festival Cenas Curtas paga meia na Festa de Encerramento
 
>>> Compra antecipada via Sympla:
https://www.sympla.com.br/19-festival-cenas-curtas--galpao-cine-horto--26-a-30-de-setembro__355923
 
>>> Venda na bilheteria do teatro: 2h antes do espetáculo

*Ingressos limitados à lotação da casa